Em BH

Estádio do Galo chega a 47% das obras concluidas

A Arena MRV, estádio que está sendo construído para ser a casa do Atlético Mineiro, chega a 47% das obras com a pretensão de ser a arena multiuso mais tecnológica do Brasil. A inauguração está prevista para o dia 25 de março de 2023, no aniversário de 115 anos do Galo. Até agora, a Arena MRV já empregou mais de dois mil colaboradores e atualmente conta com 660 funcionários trabalhando no terreno de 128 mil metros quadrados às margens da Av. Presidente Juscelino Kubitschek, na região Noroeste de Belo Horizonte.

Na fase atual da obra, os colaboradores trabalham na alvenaria interna, nos acabamentos, instalações elétricas e hidráulicas, ar-condicionado, instalação do revestimento da cobertura e com estruturas pré-moldadas. Outra frente de trabalho é na construção da caixa de detenção, que consiste em uma importante etapa do serviço de drenagem. Desde o início do projeto, o aço se tornou um dos principais materiais usados na construção da Arena MRV, o que possibilitou inúmeras vantagens na obra.

Da montagem dos pilares pré-moldados, ainda na etapa inicial, passando pelos pilares metálicos de sustentação, o aço foi determinante para garantir rapidez, segurança e sustentabilidade da obra. Agora, na etapa de alvenaria interna, com a colocação de telas metálicas entre um bloco e outro, e também na cobertura da Arena MRV, o aço continua presente. Ao todo, 12 mil toneladas de aço já foram utilizadas em todas essas etapas da obra.

A construção industrializada, feita dentro de uma unidade fabril, proporciona um material pré-fabricado, ou seja, praticamente pronto para a instalação, como é o caso dos pilares metálicos que dão sustentação à Arena MRV. “O fato de não precisar montar esses pilares dentro da obra garante mais agilidade, limpeza e organização no canteiro de obras”, explica Luiz Bruzza, Gerente de Obra da Racional Engenharia, empresa responsável pela construção da Arena MRV. No projeto da alvenaria, também consta material em aço pré-fabricado, que consiste em telas de aço responsáveis por estruturar a alvenaria.

“Ela é colocada entre um bloco e outro e dá rigidez e sustentação, substituindo o concreto, pois normalmente uma parede convencional é composta por alvenaria preenchida por concreto e aço. Com a tela não há necessidade desse preenchimento, ela por si só já dá o reforço necessário”, argumenta Bruzza.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…