Expedição ao Ártico traz neve à Belo Horizonte

Para quem ama o frio e mora em Belo Horizonte, ver a neve é um sonho que pode estar muito distante, já que as baixas temperaturas não duram muito aqui na capital. Nem mesmo se durassem, as chances de haver neve no inverno de Minas Gerais seriam mínimas, já que esse fenômeno precisa da combinação de uma série de fatores para ocorrer, como a formação de nuvens, um local de altitude elevada e a ação de uma massa de ar frio, por exemplo.

Porém, essas chances, que antes eram reduzidas, acabaram de se tornar realidade com a chegada do evento Ártico Neve e Gelo a BH, que traz, pela primeira e única vez à capital, o maior evento indoor de neve e gelo do continente, com 960m² de área cheia de atividades divertidas para crianças e adultos a 20 graus abaixo de zero.

Primeiramente, quem aprecia arte vai amar as 23 esculturas disponíveis para interação, que possuem mais de dois metros de altura. “Elas são feitas a partir de blocos de ‘gelo cristal’, que precisam de um processo de quase 15 dias para ficarem totalmente transparentes, e só então o escultor inicia a construção das obras. Para se conservarem perfeitamente, as esculturas precisam ficar o tempo todo a -5ºC. Pela primeira vez, conseguimos trazer o Dan Bergin, um dos mais famosos escultores de gelo dos EUA, e o público de BH terá a oportunidade de vivenciar suas obras. Além dele, temos dois escultores brasileiros apoiando a exposição”, nos conta Andrés.

Assim, os visitantes poderão interagir com as esculturas dos seus personagens favoritos, como “A Pequena Sereia”, “Super-Homem”, “Olaf”, a carruagem da “Cinderela”, cavalos marinhos, o pequeno “Yoda” e muito mais. E não é só isso: tanto os adultos quanto as crianças terão a oportunidade de fazer anjinhos no chão e guerras de neve, viver uma nevasca de verdade e assistir a uma aurora boreal, além de entrar num iglu em tamanho real e sentir que a temperatura lá dentro é mais “quente”. Ou seja, são muitas as atividades para toda a família!

Afinal, a neve que os visitantes encontrarão é de verdade? Como isso é possível?
Sim, o evento oferece uma experiência com neve de verdade para os visitantes. Isso acontece porque a estrutura simula condições climáticas e umidade de países com temperaturas negativas, fazendo com que o público vivencie algo real: “é neve de verdade, porque nós simulamos o clima, ou seja, as pessoas vão estar a -20ºC e verão que vamos jogar água natural para simular a chuva. Essa água vai virar uma nevasca na hora”, afirma Andrés.

Como funciona o aluguel dos acessórios e equipamentos?
Como deu para notar, o ambiente é congelante. Porém, não é obrigatório o aluguel de equipamentos para entrar no evento. A luva térmica, que é impermeável e isola a pele do contato da neve, está inclusa no valor do ingresso. Já o casaco térmico, que também é impermeável e tem a função de reter a temperatura do corpo e retardar a sensação de frio, pode ser alugado na entrada ou levado pelo visitante, caso tenha um. Mas atenção: o casaco térmico não isola o visitante totalmente do frio.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…