Expominas recebe 27ª Feira Nacional de Artesanato

Cerca de 7 mil expositores de várias partes do país se reunirão no Expominas, de 6 a 11 de dezembro, para a 27ª Feira Nacional de Artesanato (FNA). Considerado o maior do segmento na América Latina, o evento deverá atrair 180 mil visitantes. Assim como nas últimas edições, a organização estima um volume de negócios de aproximadamente R$ 90 milhões. Com o Natal como tema principal, a feira mostrará um pouco da história e costumes dessa comemoração ao redor do mundo.

No Grande Pavilhão do Expominas, o público terá acesso a 1.200 estandes com produtos feitos de madeira, ferro, cerâmica, pedra-sabão, sementes, fibras naturais, entre outros materiais. O visitante encontrará produtos de vários segmentos da economia criativa, desde aqueles já esperados em uma feira de artesanato, como bijuterias, bolsas, calçados e acessórios, até itens como massas, doces, bebidas, temperos e especiarias artesanais, chás orgânicos e biojoias.

Com preços para todos os bolsos, estarão expostos os tradicionais bordados do Nordeste, as cobiçadas peças em pedra sabão, típicas do artesanato mineiro, objetos característicos da arte indígena e produtos feitos a partir de resíduos da indústria. Expositores de países como Turquia, Paquistão, Índia, África do Sul, Quênia, Japão, Senegal e Bolívia também marcarão presença na 27ª FNA.

Em clima natalino, as crianças que forem ao evento poderão visitar a oficina do Papai Noel e acompanhar a restauração de brinquedos que serão doados às crianças de instituições carentes de Belo Horizonte e região metropolitana. A garotada também poderá se distrair no Espaço Criança, que será montado no Grande Pavilhão do Expominas. No local, monitores farão atividades recreativas com as crianças.

A 27ª FNA é uma realização do Sistema Fiemg através do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE), apoiada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Banco do Brasil, Cemig e Governo de Minas. O evento recebe, também, o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC), da JCHEBLY, SouBH, Abexa, Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa e Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Atividades especiais para o público

Entre os dias 7 e 11 de dezembro, a 27ª FNA terá uma programação de 107 oficinas direcionadas aos interessados no aprendizado e aperfeiçoamento de técnicas artesanais. Nas oficinas, o participante produzirá peças a partir de materiais como raízes, sementes, linhas, tecido, papel, biscuit e recicláveis. Os interessados poderão se inscrever no próprio local. Mais informações e cronograma das atividades estão disponíveis no site do evento. Para completar a programação, o Sesi leva ainda para o evento importantes iniciativas como os projetos Circuito Saúde, A Indústria Começa Aqui, Cozinha Brasil e Escola Móvel.

 

Postagens Recentes

  • Artigos

A medicina é para os humanos

O autor é Dr. Felipe Villaça, cirurgião plástico da FVG Cirurgia Plástica e diretor técnico…

  • Em BH

Projeto Experimente inicia sequência de eventos para comemorar 10 anos

“Sempre acreditei que em Minas Gerais havia um mercado enorme para a cerveja artesanal, muito…