Em BH

Exposição ressalta a beleza e exuberância dos insetos

Atraída pelo universo dos insetos desde a infância, com lupas em punho (presente do pai), a designer mineira Luana Caldeira se viu novamente imersa em seu jardim, debruçada no cotidiano desses pequenos notáveis. Em casa, passou boa parte da pandemia a perseguir seus caminhos, observar suas texturas, seus padrões e a guardar aqueles que encontravam sem vida. E esse amor pelos insetos, por anos adormecido, transformou-se em uma série de 40 trabalhos, dos quais 22 serão apresentados na Mostra InsectArts : Os Pequenos Notáveis entre os dias 18 novembro ao dia 03 de dezembro, na Casa Lyz, bairro Santa Lúcia, região Centro-Sul de Beagá. A entrada é gratuita!

A partir da “coleta” e do fascínio por esses serezinhos, a artista se apropriou da fotografia para capturar as cores naturais de cada um, sem intervenção ou manipulação de filtros ou ferramentas que pudessem alterar o que ela acredita ser o mais bonito: a natureza bruta e a grandeza de seres tão delicados. Com um olhar atento e sensibilidade apurada continuou, de 2020 a 2022, a sua saga em observar, recolher e criar montagens gráficas que surpreendiam pela harmonia de suas composições.

Luana resolveu, então, compartilhar essa paixão e o resultado de seu trabalho no perfil @insectarts, e, para sua grata surpresa, começou a receber elogios, perguntas de curiosos e aficionados pelos pequenos que, ampliados, passaram de notáveis para notados. E não pense que alguém “torceu o nariz” pelo gosto aparentemente estranho por insetos, pelo contrário, tamanha a repercussão das suas obras, rendeu à artista o convite para uma exposição, pela primeira vez, na 11ª edição da DW – Design Week, realizada recentemente na prestigiada Galeria Botânica, no bairro Pinheiros, em São Paulo

“A mostra é uma oportunidade para que as pessoas possam contemplar e descobrir as cores e suas nuances, o brilho, a delicadeza, as formas e todo o encanto desses pequenos seres em forma de arte, numa combinação singular entre natureza e decoração”, reforça Luana, que acredita que as imagens, com base na fotografia e suas composições ganham força quando impressas com pigmentos naturais em fineart  com papel metallic de fibra de algodão (hahnemuhle), conferindo um brilho proposital imitando as tonalidades cromáticas dos insetos retratados.

A designer faz questão de frisar que todas as molduras são de madeiras de reflorestamento e enaltece a importância dos insetos para toda uma cadeia de equilíbrio do ecossistema do planeta. “A sustentabilidade é um fator extremamente vital para a manutenção da biodiversidade. Nesse sentido, algumas espécies estão em perigo especialmente pelo uso exagerado de agrotóxicos, poluição do ar, da água e pelas mudanças climáticas criadas por uma cadeia de consumo que não é saudável”, enfatiza Luana.

Para aqueles que ainda não se deixaram seduzir pelos insetos, ela complementa: “Os insetos representam mais de 70% de todas as espécies de seres vivos descritos. Estima-se, segundo entomologistas (estudiosos de insetos), que existam de 5 a 30 milhões de espécies viventes, das quais mais de 1,3 milhão de diferentes espécies já foram catalogadas. Ou seja, a classe insecta é, de longe, a maior e a mais numerosa classe do reino animal. Você pode até torcer o nariz ‘pra’ eles, mas o fato é que os insetos dominam a fauna terrestre e há 200 milhões de insetos para cada ser humano, constituindo o grupo de seres vivos mais diversos e numerosos do planeta”.

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…