Filarmônica estreia em BH obra encomendada a Marlos Nobre

A Orquestra Filamônica de Belo Horizonte sob regência do Maestro Fabio Mechetti (foto: Eugênio Savio).

A Filarmônica de Minas Gerais, em consórcio com a Fundação Gulbenkian de Lisboa, a Osesp, a Filarmônica de Goiás e a Orquestra Petrobras Sinfônica, encomendou a Marlos Nobre o Concerto para violoncelo, que será estreado em Belo Horizonte nos dias 8 e 9 de agosto, às 20h30, na Sala Minas Gerais. A obra celebra os 80 anos do compositor e será interpretado pelo violoncelista Antonio Meneses.

O programa do concerto, dedicado à música brasileira, comemora também os 75 anos de Marisa Rezende, com a obra Vereda, e revisita Villa-Lobos, com Bachianas Brasileiras nº 8. A regência é do maestro Fabio Mechetti. Os compositores homenageados Marlos Nobre e Marisa Rezende estarão presentes às apresentações.

Em celebração aos 80 anos do compositor brasileiro Marlos Nobre, o Concerto Para violoncelo foi encomendado num consórcio inédito entre Brasil e Portugal, que estreia obras de compositores dos dois países. A encomenda feita a Nobre tem a participação da Filarmônica de Minas Gerais, Fundação Gulbenkian de Lisboa, Osesp, Filarmônica de Goiás e Orquestra Petrobras Sinfônica. Após estreia em São Paulo, o Concerto para violoncelo circulará por todas essas orquestras com a apresentação do violoncelista Antonio Meneses.

Marlos Nobre é vencedor do Prêmio Tomás Luís de Victoria como o maior compositor da Iberoamérica na atualidade, pelo conjunto da obra. Foi Professor Visitante das Universidades de Yale e Indiana (Estados Unidos) e Presidente do Conselho Internacional de Música da Unesco.

Sobre o Concerto para violoncelo, Marlos Nobre diz: “Este Concerto foi escrito entre janeiro e março de 2019. A encomenda de uma obra pensando especialmente no intérprete que faria a primeira audição, no caso o grande violoncelista Antonio Meneses, além das orquestras que o comissionaram, foram o estímulo primordial deste Concerto.

Como sempre acontece comigo, a primeira etapa é a de encontrar o impulso inicial e depois a concepção global da obra. Este é um trabalho que sempre faço mentalmente, anotando algumas ideias e a forma geral da obra. Este trabalho exclusivamente mental eu elaboro sem qualquer ajuda de instrumento e nasce, de certa forma, da primeira ideia. Quando esta se solidifica mentalmente, passo a anotar, de forma frenética, as principais linhas da partitura. Concebi a obra imediatamente em três movimentos, o primeiro Con fuoco, o segundo Estático-Molto lento, e o terceiro Vivo, portanto um esquema clássico da forma. Poderia definir o primeiro movimento como essencialmente dramático, o segundo lírico e o terceiro virtuosístico.

Nada entretanto posso, de maneira formal e descritiva, dizer da real composição. Desde muito tempo, já, eu utilizo dois métodos muito claros em meu trabalho: 1) a improvisação mental, durante a qual eu anoto rapidamente todo o material; e 2) a realização, pela escritura, da obra imaginada. Por outro lado é, para mim, realmente impossível analisar friamente nesta etapa o trabalho feito. Há uma constante oscilação em minha mente entre um estado de concepção quase cerebral, praticamente objetiva, misturada a um outro estado de alucinação sonora, alucinação muito controlada, devo acrescentar. Na concepção deste Concerto eu parti inicialmente do plano subjetivo, não tão controlado, escrevendo de forma quase alucinante, toda a obra. Após esta fase vem, após um repouso mental, a análise eu diria quase fria e extremamente objetiva do material. Começo então realmente a compor a obra em seus detalhes tanto na micro como na macroestrutura. Esta última etapa é ao mesmo tempo de crítica e criação.”

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…