Fundação Torino dá início ao mais novo Circuito Literário de BH

A Fundação Torino Escola Internacional comemora os 15 anos do seu projeto artístico-cultural, Atentado Poético, transformando-o em um Circuito Literário. Tendo o livro como homenageado e tema central de todas as atividades, a instituição preparou uma programação variada que envolve desde oficinas, que abordam as etapas do processo de criação e produção de uma obra literária, até uma grande Feira de editoras com diversas atrações voltadas ao público infanto-juvenil. O I Circuito Literário Fundação Torino será realizado no dia 24 de março, a partir das 9h, na rua Jornalista Djalma Andrade, 1300, Belvedere, aberto ao público e com entrada gratuita.

A proposta do Circuito Literário é reunir os alunos e toda a comunidade em um evento que contará com sarau poético-musical, mostra de curtas, editoras convidadas, arte gráfica, exposições, contação de histórias, literatura digital e bate-papo com autores e autoras de literatura jovem. “Em 2018, o Atentado Poético faz 15 anos, achamos que era o momento de ampliá-lo e transformá-lo em um Circuito Literário. Após uma fase de intensa experimentação de linguagens, o projeto reencontra suas origens na literatura. Ao longo de todos esses anos, já trabalhamos as artes plásticas, a música, a arte pública, a fotografia e até a cidade já foi tema do projeto. O diálogo com temas da contemporaneidade continuará a existir, mas sempre pelo viés literário,” explica a coordenadora do projeto, Daniela Guimarães Mendes.

Como parte das atividades comemorativas do Atentado Poético e da inauguração do seu I Circuito Literário, a Fundação Torino ofereceu aos alunos a oportunidade de conhecer e vivenciar algumas etapas do processo de criação e produção de um livro, por meio de oficinas ministradas por profissionais de grande reconhecimento em suas áreas de atuação: Nelson Cruz e Angelo Abu, respeitados ilustradores no mercado editorial brasileiro e internacional, estiveram à frente das oficinas de ilustração; as escritoras Flavia Peret e Mariana Zande, também professoras do Curso de Estratégias Narrativas, foram as responsáveis pelas oficinas de Escrita Criativa; Flavio Vignolli, conhecido produtor de artes gráficas em BH, proprietário da Tipografia do Zé, ministrou a oficina de tipografia e Alice Gontijo e Ana Paula Garcia, artistas gráficas e pesquisadoras das artes do livro, conduziram as oficinas de encadernação artística.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…