Gastronomia versátil em BH

Foto: divulgação.

 

Uma parrilla de um jeito diferente. Para carnívoros ou vegetarianos. O Cozinha de Fogo, localizado no charmoso BH Shopping, na região nobre da capital mineira é para todo mundo. “Vamos muito além da carne”, define Vinícius Veloso, do Grupo Chalezinho, sócio da casa. Com 40 anos de existência, o grupo tem participação nos restaurantes O Italiano, Udon e Santafé, em Belo Horizonte, e também administra o Era uma vez um Chalezinho, em São Paulo, com unidades no Morumbi e Itaim.

É o primeiro restaurante do grupo dentro de um mall. O investimento veio, graças ao novo conceito do rooftop do BH Shopping, que acaba de completar 40 anos e está passando por uma expansão. Assim como já acontece em outras capitais, a iniciativa traz para o centro comercial grandes restaurantes, criando assim um corredor gastronômico.

Com varanda com vista para o novo jardim suspenso, o Cozinha de Fogo tem um ambiente convidativo. O projeto, assinado por Beth Nejm, está distribuído por 700 metros quadrados. A decoração é marcada por madeira, pedra e vidros e segue o estilo industrial. Peças garimpadas em antiquários garantem um charme vintage. Antigos barris de óleo se transformaram em luminárias e dividem espaço com growlers e velhas garrafas. Objetos cheios de histórias vindos de diversas regiões de Minas Gerais aparecem ora como adornos, ora no serviço dos pratos. É o caso dos pratos de pedra sabão de Ouro Preto e as porcelanas de Monte Sião.

Logo na entrada, uma parede de carvão dá o recado: por aqui, o negócio é na brasa. O fogo é o elemento central da casa. É utilizado tanto no preparo dos cortes especiais quanto nos vegetais, servidos levemente tostados e ainda crocantes. São quinze opções feitas na parrilla, entre eles Cowboy Steak (corte magro e macio, localizado próximo à costela de boi); Prime Rib Suíno (corte especial do porco, retirando a costela com o osso junto à carne do lombo); e Legumes (cebola, batata doce, tomate assado, e abóbora cabotiá). Os clientes ainda podem escolher entre 15 acompanhamentos como a Beterraba Carbonizada (beterraba rústica tostada, servida com molho azedo e raspas de limão) e Farofa de D. Taísa, farofa de milho com ovos e cebola tostada.

Na seção entradas, são 14 sugestões como Coraçãozinho, corações de galinha salteados em chama alta com salsa, farofa, pães e tomatinhos tostados; e Salsichões de Monte Verde, salsichões artesanais ao estilo alemão, levemente grelhados na brasa e servidos com mostarda amarela e escura. Entre as sobremesas, destaque para a Tenha Piedade!, panqueca recheada com doce de leite Viçosa, servida com sorvete de nata. Ainda estão lá outros produtos que enchem os mineiros de orgulho: queijo da Serra da Canastra, surubim do São Francisco e carne bovina do Triângulo Mineiro.

A Cozinha de Fogo aposta também no artesanal no quesito bebidas. São vários estilos de chopes Wäls, vindos frescos diretamente do Ateliê, localizado no bairro vizinho, Olhos D’Água. Semanalmente, a clientela conta com uma receita exclusiva – no momento, é o double ipa George Little King. A casa terá, regularmente, cervejarias locais convidadas, como Capa Preta e Küd. A Cozinha de Fogo também tem a sua própria bebida exclusiva, assinada pela Wäls. Homenageando as grandes regiões produtoras mundiais, a carta de cerveja traz marcas como as belgas Hoegaarden e Leffe, a americana Goose Island e a argentina Patagônia. De Minas e do mundo.

Postagens Recentes

  • Artigos

A medicina é para os humanos

O autor é Dr. Felipe Villaça, cirurgião plástico da FVG Cirurgia Plástica e diretor técnico…

  • Em BH

Projeto Experimente inicia sequência de eventos para comemorar 10 anos

“Sempre acreditei que em Minas Gerais havia um mercado enorme para a cerveja artesanal, muito…