História e música de Cartola serão lembradas no SESC Palladium

Considerado pela crítica especializada o maior sambista brasileiro de todos os tempos, em 2016, Cartola comemoraria 108 anos. Este espetáculo retratando sua vida e obra, utilizando a linguagem musical é muito mais do que uma homenagem, é a realização de um dever, promovendo a obra que se fez um dos pilares do Patrimônio Cultural Nacional (foto: divulgação).

O Teatro em Movimento, festival que acontece durante o ano inteiro sempre com variedades de gêneros teatrais,  traz ao palco do Sesc Palladium, o espetáculo “Cartola – a vida é um moinho”, musical idealizado por Jô Santana, ator e produtor, com direção e encenação de Roberto Lage, dramaturgia de Artur Xexéo, direção Musical de Rildo Hora e pesquisa de Nilcemar Nogueira. No palco, 18 atores e 8 músicos apresentam a vida e a obra de Cartola, este que foi um dos mais importantes nomes da música brasileira. Com mais de 45 apresentações desde a estreia, em setembro de 2016, a montagem está em turnê pelo país e chega a Belo Horizonte para duas apresentações dias 11 e 12 de agosto, sexta às 21h e sábado, às 19h. 

Como parte integrante da dramaturgia, desde a estreia, o espetáculo recebe um artista convidado pertencente ao mundo do Samba. Em Belo Horizonte, os convidados serão a cantora Aline Calixto, no dia 11 de agosto e Maurício Tizumba, no dia 12. Os músicos participam com as canções “As rosas não falam” e o “O sol nascerá”.

A dramaturgia retrata a quadra de Escola de Samba em processo criativo, para o desenvolvimento do Desfile de Carnaval que levará à avenida em seu enredo e alegorias a vida e obra do mestre Cartola. Para explicar aos seus componentes sobre o tema do enredo, o Carnavalesco inicia a história que permeia fatos importantes da vida do cantor e compositor, em meio a conflitos cotidianos de uma agremiação carnavalesca, pautados pelas canções de Cartola.

Postagens Recentes

  • Sem Categoria

Estreia em Uberlândia: “Eu te Amo” chega ao Teatro Municipal

A peça acontece no dia 10 de maio, às 20h. Descubra a envolvente história de…

  • Em BH

Orquestra Mineira de Rock apresenta show inédito com participação de Marcus Viana

Onírico: palavra grega que faz referência aos sonhos e fantasias. E foi nesse contexto que…