Juliana Gontijo na galeria de arte do Sesiminas

“Ser artista é uma profissão e não um dom”, afirma Juliana Gontijo (foto: Tiago Macedo).

Na quarta-feira, dia 7 de junho, das 9h às 15h, Juliana Gontijo convida o público a trocar desenhos na Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas. Na ação, a artista montará uma banca na entrada da Galeria para estabelecer uma negociação com o público.

A proposta é fazer um desenho em troca de qualquer objeto oferecido pelo visitante. O tamanho, a técnica e o tema do desenho serão escolhidos pela artista a partir da troca. A entrada é gratuita e a participação do público, fundamental. Com a ação “Troco desenhos”, Juliana Gontijo pretende envolver o público no fazer artístico e mostrar que os artistas atuam não somente movidos por uma inspiração, mas movidos pelo trabalho.

O trabalho de Juliana Gontijo integra a mostra coletiva “De Corpo Presente: a performatividade da presença-ausência”, que será realizada até o mês de outubro de 2017 no Centro Cultural Sesiminas. Além de “Troco Desenho”, no espaço também acontecem exposições, mostras de vídeo, palestras, performances, rodas de conversas, oficinas e outros. A mostra coletiva tem participação de 16 artistas convidados – Paulo Nazaré, Tatiana Cavinato, Warley Desali, Loreno Ross, Paula Lanza, Bianca de Sá, Mariana Zande, Daniela Marques, Christina Fornaciari, Juliana Gontijo, Karo Botura, Efe Godoy, Arthur Camargos, Jeannie Helennie, Tiago Macedo, João Maciel e William Gomes – e três coletivos (Garagem 84-i, Vespa Víbice e Hunko Coletivo), que têm o público como co-autor na produção de suas obras.

Mais sobre ela
Formada em artes visuais pela UFMG, Juliana Gontijo trabalha, desde 2010, como produtora cultural e artista. Seu trabalho revela o interesse nos diálogos entre arte, literatura e territorialidade, para, por meio deles, abordar as experiências corporais de seres e coisas. A artista participou do Coletivo de Experiências em Residências e Colaborações Artísticas (CERCA), iniciativa de artistas e produtores de Minas Gerais que realizam eventos para formação e troca de experiências, e realizou residências artísticas em cidades do interior mineiro, como Cordisburgo, Congonhas e São João Del-Rei. Sua primeira exposição individual foi realizada em 2012, na Galeria BDMG Cultural, intitulada “Ser rio, ser adro, ser planta”. Além disso, já realizou diversas exposições coletivas.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…