Juventude Bronzeada cancela cortejo

O juventude ensaiou sua bateria, mas não vai sair nesse carnaval.
Foto: reprodução/;facebook

 

Através de suas redes sociais, o bloco Juventude Bronzeada informou que cancelou o ser cortejo no carnaval de Belo Horizonte em 2020 por conta de novas burocracias colocadas pela Polícia Militar através do governo estadual. A nova medida impede que carros de som de pequeno porte trafeguem pelas ruas com músicos.  Apenas trios elétricos de grande porte poderiam trafegar.

“O cortejo do Juventude Bronzeada no carnaval de 2020 está CANCELADO. Desde setembro de 2019, estamos em acordo com a Belotur, reunindo documentações, participando de reuniões sobre o cortejo como um todo. Saímos com esse tipo de carro desde 2017 e, antes DESTA SEMANA, não havíamos recebido nenhuma notificação sobre a necessidade da documentação exigida atualmente”, escreveram os organizadores em seu instagram.

O cortejo estava previsto para a terça-feira de carnaval e o desfile aconteceria nas ruas do bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte. O Juventude é um dos blocos mais aceitados pelo público do carnaval de BH e também um dos mais tradicionais.Na última edição, mais de 50 mil pessoas participaram do evento.

O ápice da passagem do Juventude Bronzeada é quando o vocalista, Thalles Ferreira apresenta a música Cobertor, do Araketu. A multidão envaidece com a letra e canta num coro único que mistura a voz do povo com o batuque da bateria. Esse ano, o povo não terá a você e o Juventude estará silenciado pela burocracia.

Nota oficial:

A Juventude Bronzeada sempre acreditou e construiu um carnaval de forma coletiva, sem fins lucrativos e livre de patrocínios, contando apenas com a dedicação e o amor de cada pessoa pelo bloco e pelo carnaval de rua de Belo Horizonte. Acreditamos na força política disso. Queremos ocupar as ruas, nos divertir e festejar com respeito e liberdade. Isso nunca foi fácil — principalmente com o crescimento do bloco, o que aumentou as responsabilidades para a realização de uma festa segura e, consequentemente, levou a um grande aumento de gastos.

Apesar de tudo isso, seguimos firmes, nos reinventando a cada ano para conseguir bancar todos os custos sem abrir mão do que acreditamos. Entre as formas de arrecadação estão, por exemplo, a venda de itens do bloco (bottons, adesivos, camisetas, bonés etc.), a doação voluntária feita por integrantes da bateria, da ala de dança ou foliões, assim como a realização de festas com a apresentação voluntária dos/das músicos/musicistas. Além do grande esforço para aporte de recursos, há todo o trabalho para a regulamentação do Bloco, desde a definição do local para ensaios e a definição do trajeto — sempre com aprovação da prefeitura, da BHTrans, do corpo de bombeiros etc. Tudo atrelado a uma preocupação em garantir um cortejo seguro, confortável, com qualidade sonora para todos e todas presentes.

Pensando em tudo isso, desde setembro de 2019 os blocos têm se reunido sistematicamente com a Prefeitura de Belo Horizonte e atendendo a todas as exigências e procedimentos solicitados pela Belotur. Procedimentos estes que atestam, inclusive, a segurança dos carros a serem utilizados nos cortejos, com vistoria e autorização do Corpo de Bombeiros para a realização do desfile. Entretanto, neste ano, fomos surpreendidos e surpreendidas às vésperas do carnaval, ao saber que o caminhão que utilizamos há 4 anos estava com a documentação em desacordo. Trata-se de um carro adaptado para ser o que chamamos caminhão-palco. Apesar de todos os procedimentos e vistorias que atestam a segurança do carro e do cortejo terem sidos seguidos, não foi emitido junto ao DETRAN o documento que indica ​a alteração da finalidade do veículo.

Nos anos anteriores, contudo, não foi feita essa exigência, e a mesma documentação que possuímos hoje foi suficiente para que o caminhão-palco pudesse circular, sem qualquer problema ou impedimento. Entendemos que isso se deve, em parte, ao fato de esse carro não se enquadrar exatamente na definição do trio elétrico. Com uma dimensão menor, com o som direcionado para rua (e não para o alto), além de uma cobertura que protege o(a)s passageiros da chuva e da rede elétrica, o tipo de veículo usado por nós poderia ser considerado, a princípio, mais seguro do que o trio tradicional.

Soma-se a esse contexto o fato de a PMMG não ter participado de nenhuma reunião prévia entre blocos e autoridades públicas. Nessas espaços, seria possível aprofundar a discussão sobre a segurança durante a festa ou, ao menos, avisar os blocos sobre mudanças no entendimento da lei.

Hoje, 20/02/2020, a menos de uma semana da data do nosso cortejo, soubemos que a liminar que autorizaria o carro contratado a estar nas ruas foi negada, o que nos colocou em uma situação muito delicada e difícil. Não temos estrutura, dinheiro ou tempo hábil para viabilizar um carro de som adequado. Belo Horizonte não possui um grande mercado de trios elétricos para serem alugados e, estando a dois dias do carnaval, essa oferta é praticamente inexistente, pois a grande maioria já está reservada. Sobram poucas opções de carros: ou aqueles com tamanho inadequado para o porte do nosso bloco, ou com um tipo de carro de alto custo (R$20.000,00) e que não condiz com a proposta da Juventude Bronzeada.

Como foi dito, estamos há meses trabalhando de forma voluntária para seguir à risca todas as exigências sem abrir mão dos valores que prezamos. Investimos nosso tempo, energia, dinheiro. Tudo o que estava ao alcance do Bloco para a realização do cortejo foi feito. Entretanto, chegamos ao nosso limite. Somos responsáveis pela festa que realizamos e não temos qualquer respaldo caso ocorra algum imprevisto ou incidente.

Pensando nisso, e com muito pesar, informamos que o cortejo da Juventude Bronzeada 2020 está cancelado.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…