Malhação na terceira idade melhora qualidade de vida

O exercício físico regular aliado à uma boa alimentação promove saúde e bem-estar a qualquer ser humano, independentemente da idade. Entretanto, também é sabido que, durante o processo de envelhecimento, o estilo de vida ativo pode ter uma relevância ainda maior, não só para melhorar a qualidade de vida, mas também, para ajudar na prevenção de doenças.

De acordo com o professor de educação física e coordenador da academia Turner Prime, Frederico Kempler, a atividade física na terceira idade tem se tornado cada vez mais comum. “Foi-se o tempo em que os idosos se conformavam com as limitações e o sedentarismo que normalmente chegam com a idade. Hoje em dia, eles desejam qualidade de vida, bem-estar e independência”.

Velhinhos na ativa (foto: divulgação)

O envelhecimento traz graduais mudanças físicas como alteração da massa muscular, da densidade óssea, da capacidade cardiorrespiratória, entre outras. “A atividade física regular na terceira idade promove manutenção da composição óssea e muscular, aprimorando o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas e proporcionando independência ao idoso em suas atividades diárias”, explica Frederico.

Elizarda Dias Pagani, aposentada, 81 anos, malha, ininterruptamente, há cerca de 15 anos. “Comecei a praticar atividades físicas, não só para sair da inércia, mas pela saúde e para que eu me sentisse bem. Me sinto leve, disposta e até a minha respiração é melhor por causa da ginástica. Já fiz pilates, natação e agora faço exercícios aeróbicos e musculação na Turner Prime. Uma vida ativa aliada a uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida. Eu custo a adoecer”, conta.

Para que os benefícios da musculação ou qualquer outra atividade física sejam notados, é necessário praticar, continuamente, pelo menos três vezes por semana. No entanto, Frederico ressalta que, além do acompanhamento de um profissional da educação física, antes de começar a praticar qualquer exercício, o idoso deve passar por uma avaliação médica. “Como existe o risco cardíaco, a pessoa deve realizar exames para saber não só se está apto às atividades físicas, mas quais ela deve praticar”, finaliza.

Benefícios da musculação para a terceira idade
Melhora a densidade óssea e muscular, além de aumentar a flexibilidade;
Melhora o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas;
Alivia dores nas articulações;
Ajuda na manutenção do peso;
Controla a glicose no sangue, prevenindo doenças como diabetes;
Melhora a frequência cardíaca e pressão arterial;
Melhora a saúde mental, a autoconfiança e autoestima, uma vez que libera endorfina, causando sensação de prazer e bem-estar;
Melhora o sono e a postura.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…