Em BH

Matriz anuncia fechamento por conta de dificuldade em acertar as contas

Mais uma grande perda para o cenário cultural de Belo Horizonte. A Matriz Casa Cultura, espaço que foi berço para a cultura underground na capital mineira, anunciou que irá encerrar as atividades ainda este ano. O motivo é o alto custo para manter o negócio e a dificuldade em quitar as contas.

“Infelizmente, informamos que a situação financeira do Matriz está insustentável. Com todas as adversidades enfrentadas nestes 21 anos de existência, sempre cumprimos com os nossos compromissos. Mas agora foi diferente. Todas as negociações com a imobiliária se esgotaram e, diante desse cenário catastrófico, provocado por um verme e um vírus (personagens principais deste filme de terror), só nos resta uma saída: fechar as portas, antes que tudo exploda”, anunciaram os organizadores em sua conta oficial do Instagram.

Durante a pandemia, a casa até chegou a lançar uma alternativa de negócio a parte, o delivery Casa Mãe, que vendia pratos a preços populares para entrega em toda BH. Mesmo assim, e ainda com a flexibilização para casas noturnas da capital, a casa não conseguiu segurar as pontas. “As contas não fecham. Só de impostos, aluguel, IPTU e condomínio, os valores chegam a R$ 10.800 mensais, comprometendo seriamente o nosso futuro”, disseram.

Também na publicação, os organizadores descreveram que o fechamento acontece aos poucos e que ainda serão realizadas algumas festas para levantamento de dinheiro a fim de quitar as dívidas. Além disto, também anunciaram que mesmo com o espaço fechado, os eventos continuam na Casa do Jornalista, outro espaço democrático da cidade.

“Mas, nem tudo são espinhos, ainda restam flores. E estamos buscando cultivá-las onde já plantamos, numa negociação para continuarmos na Casa do Jornalista, espaço que nos acolheu com muito carinho durante vários anos. Lá, prosseguiremos com o nosso principal objetivo: fazer uma programação alternativa, democrática, aberta a todas as manifestações artísticas e culturais e sem concessões ao mero comercialismo”, confirmam.

A casa, que abriu as portas no ano de 2000, foi palco para grandes encontros multiculturais que atendiam a todos os possíveis públicos. Mais conhecida pelas apresentações de bandas cover de rock progressivo, aquelas que tocam canções de bandas como Nirvana, Foo Fighters, Guns’n Roses e Hole; a Matriz também recebia eventos diversos, como shows de Drag Queen, MPB e até samba.

Veja o anúncio de encerramento:

Postagens Recentes

  • Colunas

Maio Roxo: unidos pela conscientização das doenças reumáticas!

Lúpus, Fibromialgia e Espondilite: saiba identificar os sinais e a importância do diagnóstico precoce. Maio…

  • Artigos

A medicina é para os humanos

O autor é Dr. Felipe Villaça, cirurgião plástico da FVG Cirurgia Plástica e diretor técnico…