Moradores denunciam desmatamento em mata do bairro Havaí

Foto: reprodução/Google Maps

 

A Mata da Represa, uma das últimas áreas de Mata Atlântica de Belo Horizonte, está sofrendo um processo de desmatamento e destruição de sua flora e fauna. A denúncia foi feita por ambientalistas e moradores do Bairro Havaí, localizado na Região Oeste da cidade, em audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana.

Solicitada pelas vereadoras Duda Salabert (PDT) e Macaé Evaristo (PT), e pelo vereador Irlan Melo (PSD), a audiência trouxe à tona o debate sobre a fiscalização ambiental. Discutiu também a necessidade da preservação das Áreas de Proteção Permanente (APPs) da cidade, além do cuidado com as nascentes de água e a necessidade de criação de um programa de manejo da fauna que habita estes locais.

Conforme reunião, entre os danos causados ao bioma local, estaria o corte de 927 árvores, incluindo espécies protegidas, que se deu em virtude do início das obras de construção de empreendimento imobiliário de responsabilidade de uma empresa de engenharia. A área escolhida para a construção do condomínio faz divisa com uma APP e fica próxima a diversas nascentes do complexo Grota da Ventosa, que está na Sub-Bacia Hidrográfica do Córrego Cercadinho. “O que está sendo debatido aqui é a saúde sócio ambiental da cidade de Belo Horizonte”, afirmou Duda.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…