MS avalia Minas como marco inicial da circulação do coronavírus no Brasil

O primeiro caso notificado do novo coronavírus no Brasil foi em São Paulo e trata-se de um homem de 61 anos que viajou a Itália, contraiu o vírus neste país e foi diagnosticado em 26 de fevereiro. Já a primeira morte registrada também foi em São Paulo, no dia 17 de março. Porém, uma atualização pode ser feita e tanto o primeiro caso quanto a primeira morte podem ter ocorrido meses antes.

Segundo uma investigação retrospectiva do Ministério da Saúde, a primeira morte causada por coronavírus no Brasil ocorreu em 23 de janeiro e teria acontecido em uma cidade (não informada) de Minas Gerais. O que encabeça o estado como o marco inicial da circulação do coronavírus no Brasil.

As informações são de que a paciente seja uma mulher de 75 anos. O Ministério da Saúde está investigando pacientes internados com quadros de síndrome respiratória aguda grave desde que o surto do Covid-19 começou, ainda ma China. Por isso chegara até a suposta paciente. Ainda não foram divulgadas maiores informações sobre o caso.

“Lembrem-se que estamos fazendo a investigação de casos internados. Muitos desses casos estão com material colhido, e nós tivemos, a partir de investigação retrospectiva, a identificação do primeiro caso confirmado. Ele é da semana epidemiológica 4, de 23 de janeiro”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, nesta quinta-feira (02/03) ao G1.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…