Em Minas

Novo filme de Elza Cataldo, “As Órfãs da Rainha” entra em cartaz no dia 11 de maio

Novo filme da diretora, produtora e roteirista Elza Cataldo, “As Órfãs da Rainha” já tem data marcada para chegar às salas de cinemas: o longa histórico entra em cartaz no próximo dia 11 de maio, com distribuição da Cineart Filmes. Nesta nova empreitada, viabilizada por meio de sua produtora, a Persona FIlmes, Elza Cataldo – que estreou na direção com o aclamado “Vinho de Rosas” (2005) – volta mais uma vez ao passado, trazendo o período da Inquisição no Brasil Colônia do século XVI e promove um resgate da importância da presença feminina nas páginas da história da nação brasileira para falar de temas atemporais, como a opressão às mulheres.

Em “As Órfãs da Rainha”, este propósito se constrói por meio de um recorte: a saga de três irmãs que vieram de Portugal para o Brasil com a obrigação de fundar as primeiras famílias brasileiras. A partir deste trio de matriz ficcional, mas que vivencia situações calcadas em fatos históricos, o filme também acaba lançando, em um escopo mais amplo, holofotes sobre uma questão que se revela atemporal: a intolerância.

A estreia em circuito comercial foi precedida por exibições em alguns festivais de cinema, como o Toronto International Women ‘s Film Festival, no qual a produção arrebanhou o prêmio Best Historical Film. O longa também foi selecionado para o Washington Jewish Film Festival 2023 e para o La Independent Women Film Awards, onde obteve o Award Winner. No Feedback Female Film Festival 2022, “As Órfãs da Rainha” se sagrou como Best Feature Film. Esta obra contou com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Energisa, e com os recursos da Ancine/FSA e BRDE.

Sinopse
Criadas como católicas pela rainha de Portugal, as órfãs Leonor, Brites e Mécia são enviadas a contragosto para a colônia brasileira com a ordem de se casarem. A dura adaptação à precariedade do Novo Mundo é vivida de forma diferente por cada uma delas. Leonor é quem mais resiste à nova realidade e escreve cartas para a rainha, pedindo permissão para voltar. A resposta, entretanto, nunca chega. À medida que o tempo passa, ela se apaixona pelo marido, Escobar, tem filhos com ele e passa a admirar a religião judaica. Brites, por sua vez, faz de tudo para conquistar o marido violento, Tales, e lhe dar um filho. Já Mécia, rejeitada devido a uma deficiência física, se encanta por um indígena. A irmandade é colocada à prova quando o Inquisidor chega ao Brasil, em 1591, espalhando medo e desconfiança entre os habitantes de Vila Morena. Leonor, Brites e Mécia são surpreendidas por acusações de práticas judaizantes. Em meio às ameaças da Inquisição, as três irmãs descobrem sua verdadeira origem e vão fazer suas próprias escolhas.

Assista ao trailer

Ficha Técnica:
Direção e Produção: Elza Cataldo
Roteiro: Elza Cataldo, Pilar Fazito e Newton Cannito
Direção de Arte: Moacyr Gramacho
Direção de Fotografia: Fernanda Tanaka
Figurino: Sayonara Lopes e Rosângela Nascimento
Montagem: Armando Mendz
Direção Musical: David Tygel
Participação especial da cantora Fortuna
Elenco: Letícia Persiles, Rita Batata, Camila Botelho, César Ferrario, Alexandre Cioletti e Celso Frateschi.
Participações Especiais: Juliana Carneiro da Cunha, Teuda Bara e Inês Peixoto.

Sobre Elza Cataldo
Elza Cataldo é diretora, produtora e roteirista. Com curso em Cinematografia pela Universidade de Nanterre e Doutora pela Sorbonne, França, foi também professora e pesquisadora pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre seus trabalhos, estão o filme de longa-metragem “Vinho de Rosas” (Prêmio de Melhor Diretora Estreante no Festival Internacional de Batumi – Geórgia 2006 e Prêmios de Melhor Figurino, Melhor Cenografia e Melhor Som Direto no Festival de Maringá 2006); do filme de curta-metragem “O Crime da Atriz” (Prêmio de Melhor Curta Brasileiro do Júri e do Público e Prêmio TeleImage na Mostra Internacional de São Paulo 2007 e Menção Honrosa: Comédia no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte 2008); do documentário “A Santa Visitação” e dos curtas “O Ouro Branco”, “Lunarium” e “A Má Notícia”. Coprodutora dos filmes de longa metragem “A Luneta do Tempo”, de Alceu Valença, e “Meu Pé de Laranja Lima”, de Marcos Bernstein. Foi coordenadora do Laboratório CINEPORT de Roteiros, consultora do ISVOR/FIAT sobre o tema Storytelling, palestrante e professora da Fundação Dom Cabral sobre estruturas narrativas, consultora do Programa Bahia Criativa (Minc/Secult) para desenvolvimento de roteiro, consultora da Casa da Economia Criativa/ SEBRAE para projetos audiovisuais e líder do Núcleo Criativo da produtora Brokolis do Brasil. Foi também exibidora de cinema em Belo Horizonte. Dirigiu ainda os documentários de longa metragem “O Levante de Bela Cruz” e O Silêncio de Eva, e o longa metragem de ficção “As Órfãs da Rainha”, em fase de lançamento. O longa metragem de ficção A Pedra do Sino, que também dirigiu e produziu, está em fase de finalização. Redes sociais: @elzacataldo

Sobre a Persona Filmes
A produtora Persona Filmes tem o foco no gênero histórico. Suas realizações aliam pesquisa estética e qualidade técnica a temas que revelam traços marcantes da identidade cultural brasileira e de seus personagens. Ao resgatar a memória feminina, procura-se destacar e dar visibilidade à presença das mulheres na história e também criar personagens em busca de suas origens reais ou fictícias.

Sobre a Cineart Filmes
A Cineart Filmes é uma distribuidora 100% brasileira e independente que tem, como principal objetivo, compartilhar conteúdos audiovisuais de alta qualidade. Trabalhando tanto com obras nacionais quanto internacionais, independentemente do gênero, o nosso compromisso é sempre o de oferecer cultura e entretenimento de qualidade ao maior número de pessoas possível. Para isso, além de valorizar o cinema nacional e abrir espaço para as produções regionais, a Cineart Filmes participa dos maiores festivais e feiras de cinema do mundo, como Cannes, Toronto, Berlim e AFM.

Nossa intenção é alcançar cada vez mais o mercado exibidor e as redes de distribuição, sempre buscando conteúdos diversificados e de qualidade dentro e fora do Brasil. Assim, com ética nas relações e compromisso com os parceiros, vamos ampliando as nossas fronteiras, fortalecendo a indústria audiovisual no Brasil e no mundo, levando mais longe a magia do cinema.

Preocupada em trabalhar sempre com conteúdos de alta qualidade, a Cineart busca um relacionamento próximo com os seus parceiros produtores desde as etapas iniciais dos projetos, acreditando que esse envolvimento contribui para o sucesso comercial do projeto, através da elaboração de planejamentos específicos e cuidadosamente pensados para cada trabalho, procurando traçar o perfil e o tamanho ideal de cada lançamento. Redes sociais: @cineartfilmes

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…