Artigos

O luxo das pedras e cristais invade a decoração das casas

Falar em “tendências” nos projetos de decoração domésticos é algo que costuma deixar todo designer de interiores com um pé meio atrás. Não passa muito tempo, e uma tendência que caiu em desuso volta com uma força descomunal que nos faz esquecer que atravessamos aquele hiato temporal. O mármore e o granito, por exemplo, há séculos, para não dizer milênios, são poderosos aliados da arquitetura, e jamais viram seus reinados sob qualquer risco. Como dizer que não são tendências? E como dizer que são?

Por isso, o termo tendência, no sentido de ser algo que está em voga, no cume da transformação, pode fazer mais sentido nas combinações, nas texturas, nos contrastes, que acabam levando a novas experiências sensoriais, influenciando na sensibilidade que emanam de cada ambiente. É o caso das pedras preciosas e dos cristais. O que está em alta não são as peças em si, mas o forte impacto que provocam nos locais onde são explorados.

Ambos são capazes de criar uma ambiência que proporciona bem-estar, aconchego e equilíbrio. Acrescente o peso de suas origens naturais, tornando uníssona a relação entre o natural e o produzido. É como se o local físico mudasse sua forma de manifestação. A interação entre o homem e o seu meio passa a ser mais intensa.

Um exemplo é a turmalina, mineral cristalino que participa muito bem de ambientes como a entrada da casa e a sala de estar. Contracenando com outras pedras preciosas , ela é capaz de oferecer equilíbrio e delicadeza; vibração e robustez. Há em torno dessas combinações uma sinergia que faz elevar o tom, e que intensifica as transformações do local com pequenas intervenções.

Esta é uma vantagem das pedras preciosas no design de interiores. Não é necessário um exemplar de 2 toneladas sendo usada como mesa de centro para declarar sua presença. Peças bem mais sutis, elementares, trabalhadas sob medida como item de decoração, dão a exata proporção que lhes cabe na mudança.

É essa a tecla com que pretendemos bater no nosso estande, que batizamos de Suíte das Pedras, na Casa Cor 2021. É a oportunidade de apresentar não exatamente uma inovação do ponto de vista material, mas de criar e explorar pontos sinérgicos que edificam todo o ambiente. Se grandes mudanças podem vir de pequenas escolhas, as pedras preciosas trazem em sua essência uma transparência que faz emergir qualquer opacidade.

Postagens Recentes

  • Em BH

Orquestra Mineira de Rock apresenta show inédito com participação de Marcus Viana

Onírico: palavra grega que faz referência aos sonhos e fantasias. E foi nesse contexto que…

  • Em BH

Agriminas comemora 15 anos no Expominas

Crescimento é a palavra chave da AgriMinas – maior feira de agricultura familiar do país…