Colunas

O sonho da boa forma no próximo verão é possível

Boa parte das pessoas que sonham em entrar no verão com o corpo em forma se matricula na academia quase que às vésperas da chegada da estação mais quente do ano. Além disso, a mudança nos hábitos alimentares costuma ser sazonal: muita gente consegue fechar a boca durante a semana, mas não resiste ao churrasco no sábado nem ao almoço de família no domingo.

Esses são alguns dos motivos que levam nutricionistas e educadores físicos a estender consideravelmente o tempo que uma pessoa costuma necessitar para alcançar o corpo ideal. A essa altura do ano, por exemplo, seria mais viável focar no ‘projeto verão’ 2024 ou 2025 do que acreditar que é possível estar em forma daqui a 5 meses.

A não ser, é claro, que você aposte em métodos inovadores. E um deles consegue ir além, aliando inovação e saúde na mesma frase. É o caso do balão intragástrico, literalmente uma bola de silicone, introduzida no estômago através de uma endoscopia, em forma esvaziada. Dentro dela há uma solução salina e azul de metileno, cujo conteúdo varia de 400 a 700 ml. A bola só é inflada quando já está dentro do estomago.

É bom perceber que existe um momento ideal para iniciar o tratamento, em vista do prazo que você quer ver seus resultados, para quem quer ver resultados no verão a hora de iniciar é agora. Não se consegue chegar no peso sonhado em dezembro iniciando seu tratamento em cima da hora.

O grande benefício do balão é que ele passa uma sensação de saciedade, fazendo com que o indivíduo coma menos do que está habituado. Isso ocorre porque ele ocupa boa parte do estômago. O alimento consumido após a implantação do balão preenche a região mais rapidamente, dando esse efeito de saciedade de forma mais intensa e por mais tempo.

Por isso, o balão consegue inibir o apetite, forçando a redução de comida. Em seis meses, a perda média do peso corporal é de 20%. Ou seja, uma pessoa com 120 kg consegue, em 6 meses, reduzir seu peso para 96 kg. No período de um ano, a perda média é de 30% do peso corporal, aplicado ao exemplo 84kg. Mas há ainda outras vantagens do balão: sua introdução não demanda cirurgia nem corte e não é necessária internação hospitalar. O mesmo ocorre na retirada ocorre também por endoscopia, após se esvaziar o balão.

O procedimento é indicado em diversos casos: para quem sofre com sobrepeso e que esteja com índice de massa corporal (IMC) acima de 27, e também para pacientes que tiveram ganho de peso acima de 10% do peso normal ou que tenham dificuldades de emagrecer pelos métodos convencionais.

Para mães em período pós-gestacional com dificuldade de perda de peso, bem como para o controle da hipertensão arterial e de diabetes tipo II em pacientes obesos, a técnica também é bem-vinda. Há ainda benefícios para pessoas que sofrem de apneia do sono e que têm sobrepeso na adolescência. O balão intragástrico também auxilia no pré-operatório de pacientes obesos em cirurgias, incluindo a bariátrica, reduzindo os riscos cirúrgicos.

Por outro lado, ela não é recomendada para quem já passou por uma cirurgia gástrica ou esofágica. O balão também é contra-indicado aos pacientes que sofrem de hérnia de hiato grandes e para dependentes químicos que não estão em controle. Para estes casos, temos outros procedimentos, mas que tem sua indicação analisada caso a caso.

Se você não se enquadra em nenhum desses casos, anime-se! O próximo verão pode, sim, ser do jeito que você sonha.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…