Óbitos por Síndrome Respiratória aumentam 838% em Minas e prefeitura quer testar pacientes para Covid-19

Foto: Adão de Souza/PBH

 

Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) o quadro para a Síndrome Respiratória Aguda Grave no Estado não é nada favorável. Os números apontam que a doença causou a morte de  1.088 pessoas em 2020 até o final do mês de maio. Já em 2019, o número de doentes que perderam a vida para a doença no mesmo período foi de 116 do mesmo período do ano, o que representa um aumento de 838%.

Quanto o número de casos, neste mesmo intervalo de tempo, 8.099 pessoas foram acometidas, enquanto em 2019 foram 1.024. Um aumento de 691%. O aumento de tais registros aparecem justo durante a pandemia da Covid-19, que tem deixado um alto índices de mortos em outras capitais brasileiras, enquanto em Belo Horizonte os dados ainda são leves.

Em vista desses casos, a prefeitura de Belo Horizonte quer intensificar a testagem de pacientes que perderam a vida (ou não) para a Respiratória Aguda Grave (Srag). Segundo informou o órgão, a Secretaria Municipal de Saúde faz um trabalho constante para sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância da notificação dos casos de Srag. Em consequência, a identificação das causas dos óbitos e quais os vírus respiratórios estão circulando em maior incidência.

“Esse aumento é natural. Sempre que há uma maior incidência de uma determinada doença, identificamos aumento na notificação. Isso é importante, pois além da vigilância epidemiológica, o paciente já recebe orientações e tratamento, antes mesmo do diagnóstico final, com resultado do exame”, explica o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

Cenário
Belo Horizonte conta com sistema de vigilância epidemiológica estruturado, que monitora e investiga os óbitos por doenças transmissíveis. Todos os casos de mortes por Srag são notificados e a Secretaria Municipal de Saúde monitora e orienta para a coleta de material para identificação de qual o vírus respiratório. Em 2020, devido à pandemia do novo Coronavírus todos os óbitos por Srag são prioritariamente testados para Covid-19, por método RT PCR.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…