Em Minas

Obras de Aleijadinho restauradas pela Casa Fiat de Cultura são devolvidas

Para encerrar o ciclo comemorativo de 15 anos, a Casa Fiat de Cultura realizou a última etapa da restauração das obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, devolvendo as esculturas do séc. XVIII à comunidade. Com duração de cinco meses, o projeto “Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro” contemplou pesquisas históricas, artísticas, iconográficas e científicas, passando por várias etapas de um minucioso processo de restauro em ateliê aberto ao público.

As obras do mestre do Barroco, Sant’Ana Mestra, São Joaquim e São Manuel, agora já restauradas, serão entregues às suas comunidades – Capela de Sant’Ana, em Chapada de Ouro Preto/MG; Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Raposos/MG; e Paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso, em Caeté/MG – reafirmando o compromisso da Casa Fiat de Cultura com a sociedade e com o patrimônio histórico e cultural brasileiro.

Sant’Ana Mestra será a primeira a ser entregue, no dia 16 de fevereiro, no Museu de Arte Sacra de Mariana, onde permanecerá em exibição e poderá ser vista pelo público pela primeira vez após o restauro. A entrega de São Joaquim e São Manuel também acontecerá em fevereiro. Ainda este mês serão lançados um minidocumentário, que registra todo o processo do restauro, e o catálogo com o histórico das obras e dos detalhes de cada etapa da restauração, iniciada no segundo semestre de 2021. O material ficará disponível, para download gratuito, no site da Casa Fiat de Cultura.

“Com este projeto, realizamos uma viagem à época de Aleijadinho, reforçando a importância de valorizar nossa memória. Agora, damos mais um passo importante, que é devolver às comunidades obras que foram cuidadosamente restauradas pela Casa Fiat de Cultura e que são representativas da identidade mineira. Deixamos um legado para as gerações futuras sobre nossas raízes”, ressalta Ana Vilela, gestora cultural da Casa Fiat de Cultura.

Desde a chegada à Casa Fiat de Cultura, em outubro de 2021, foram dedicadas mais de 500 horas a esse minucioso trabalho de restauração, de acordo com as necessidades de intervenções específicas a cada uma das obras. Todo o processo técnico foi realizado pelo Grupo Oficina de Restauro, sob coordenação da restauradora Rosangela Reis Costa.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…