Entrevistas

Originalidade para viver bem

A 26ª edição da CASACOR, a maior mostra de arquitetura e designer, contou com o stand Suíte das Pedras do arquiteto João Daniel, projeto desenvolvido em parceria com a Aricanga Mine. O tema deste ano foi Casa Original, por isso, os representantes do setor decidiram investir em uma alusão histórica.

No stand, o público teve a chance de apreciar algumas turmalinas, já que a exposição focou na apresentação das pedras de coleção e ilustração do mercado que representa as riquezas mineiras. Assim, foram exibidas uma turmalina com cristais terminados, além de uma druza de ametista e de um cristal com turmalina cravada de 400 quilos.

Em sua primeira participação, João Daniel, buscou mostrar um conceito histórico, através de uma arquitetura afetiva, a fim de valorizar elementos naturais. Para ele, tudo foi a realização de sonho e as novidades não vão parar por aqui. O arquiteto, natural de Valadares, tem planejado novas experiências com a ascensão do mercado das pedras preciosas.

De onde partiu a ideia da Suíte das Pedras?
O tema da CasaCor esse ano é “Casa Original”, a partir desse norte voltamos nosso olhar para fazer uma alusão de quando os homens moravam nas cavernas e grutas rodeados pelos afloramentos rochosos e riquezas naturais. No exercício de olhar para a história.

Foto: divulgação

Como o espaço foi montado e quais foram seus diferenciais?
Nós construímos uma edificação de aproximadamente 120m2 que abriga essa Suíte. Toda em estrutura metálica tornando uma obra seca, limpa, com menos resíduos e executada completamente em 42 dias.

O que a participação na CASACOR representou para você?
A realização de um sonho. CasaCor é o maior evento de Arquitetura e Decoração das Américas. Sou visitante desde meus 12 anos de idade e sempre me inspirei nos ambientes expostos. Agora, poder estar do outro lado, servindo meus colegas e visitantes com meu trabalho e trazendo meu olhar é maravilhoso!

Você fez uma parceria com a mineradora Aricanga Mine e, juntos, apresentaram pedras preciosas incríveis. De onde surgiu a parceria?
O Marcos e a Flavia são meus clientes. Projetei a Casa deles e a empresa, quando me aproximei mais do universo de pedras preciosas, principalmente no âmbito de coleção. Assim, surgiu o partido de trazer essas pedras preciosas e raras, verdadeiras obras de arte divina para protagonizar nosso ambiente.

Percebeu algum encanto do público pelas pedras? Como foi?

O público ficou maravilhado. A beleza das pedras cativou os olhares e trouxe uma nova perspectiva para os visitantes de como podemos usar as pedras para enriquecer a arquitetura.

Qual a lição que a CASACOR deixou e o que ela agregou ao seu trabalho?
Fazer parte do elenco da CasaCor Minas 2021 nos trouxe muito aprendizado. O desafio de uma construção efêmera, em curto prazo de execução e com uma qualidade altíssima foi o principal. E no contato proximo com os visitantes tive o privilégio de ouvir sobre as expectativas e o que eles acharam sobre o Espaço, abrindo cada vez mais meu olhar sobre a arquitetura contemporânea.

Tem alguma novidade próxima (ou qual a próxima novidade) para o público?
A novidade é a expansão do nosso escritório, agora com uma nova unidade em Alphaville – São Paulo. uma turmalina com cristais terminados, uma druza de ametista e um cristal com turmalina cravada de 400 quilos. já que o foco principal de foca no fornecimento de pedras de coleção e ornamentação para o mercado e representa as riquezas minerais brasileiras.

 

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…