Colunas

Pequenos negócios mineiros geram o segundo melhor saldo de empregos do Brasil em outubro

Belo Horizonte, Nova Lima e Uberlândia registram os melhores resultados do estado

 

Levantamento realizado pelo Sebrae Minas, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, apontou que as micro e pequenas empresas (MPE) mineiras registraram, em outubro, um saldo de 12.499 novos postos de trabalho, o segundo maior do país, ficando atrás apenas de São Paulo (36.88). O número representa 100% do saldo total para o estado, já que as médias e grandes empresas (MGE) registraram resultado negativo no período: – 1.332 vagas.

Em relação a setembro, o saldo de empregos nas MPE mineiras caiu 38,4%. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve um decréscimo de 43%. Belo Horizonte registrou o melhor saldo de empregos no estado, com 2.622 vagas, seguida de Nova Lima (901) e Uberlândia (667). Pirapora (-138) obteve o pior resultado, seguido do Rio Doce (-138) e Mariana (-120).

Período promissor

Para o analista do Sebrae Minas, André Costa, “o mercado de trabalho continua apresentando resultados positivos. Em outubro, o resultado só não foi melhor por conta da desaceleração da indústria, típico nesta época do ano, por conta do encerramento de obras, por exemplo. Em outubro, a produção industrial registrou a segunda queda consecutiva conforme dados do IBGE. A queda, apesar de ser maior do que a esperada, não foge tanto ao padrão de sazonalidade da série histórica”, explica.

Ainda segundo Costa, o período atual é promissor para a economia. “As datas comemorativas de fim de ano, aliadas ao período de Copa do Mundo e a Black Friday, que movimentou o mercado no final de novembro, permitem manter uma boa expectativa, já que as MPE contratam mais mão de obra para atender a demanda do consumo no período”, avalia.

Serviços e Agropecuária

De acordo com o levantamento, o setor de Serviços foi o que gerou maior saldo de empregos dentre as MPE mineiras (5.572) em outubro. Já o setor da Agropecuária teve o maior crescimento no saldo, se comparado a setembro, com crescimento de 94,4% nas vagas. Contudo, a Agropecuária foi o setor de pior saldo gerado pela MPE mineiras em outubro (-20).

As três atividades CNAE, Serviços de alimentação para eventos e recepções – bufê (640), Comércio varejista de mercadorias em geral (617) e Transporte rodoviário de carga (540) foram as três de melhor saldo gerado pelas MPE mineiras em outubro.

As ocupações com melhor saldo de empregos pelas MPE naquele mês foram Servente de Obras (949), Vendedor de Comércio Varejista (829) e Atendente de Lojas e Mercados (800). A maioria das vagas nas MPE do estado foi ocupada por homens, na faixa etária de 18 a 24 anos, com ensino médio completo.

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…