Em BH

População de Belo Horizonte diminuir, enquanto Grande BH ganha mais moradores

A divulgação do Censo de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe uma surpresa um tanto quanto inesperada para Belo Horizonte. Pela primeira vez, o resultado estatístico mostrou que o número de moradores da capital mineira diminuiu.

Em 2010, ano do último Censo, BH tinha uma população de 2.375.151. Hoje, são 2.315.560 belo-horizontinos. Por outro lado, cidades como Contagem, Betim, Nova Lima, Ribeirão das Neves e outras cidades da Região Metropolitana vivem um momento de ascensão no número de habitantes.

No total, Belo Horizonte perdeu 59.591, o que significou um déficit habitacional de 2,51%. Porém, esse fenômeno não foi observado apenas em terras mineiras, outras metrópoles brasileiras também sentiram isto. Salvador, Natal, Belém, Porto Alegre e Recife são alguns dos exemplos.

“Não foi surpreendente porque BH é uma capital pequena, não tem muito espaço para crescimento. O que notamos é que a população nas áreas de concentração de BH, incluindo os municípios ao redor, aumentou. É uma dinâmica que a gente percebe também em outros centros urbanos”, explicou a coordenadora operacional do Censo em Minas Gerais, Rúbia Lenza

Para se ter ideia, atualmente existe uma média de 2,7 pessoas vivendo uma única residência da capital. Anteriormente, no Censo de 2010, essa média era de 3,3 pessoas. Neste contexto, BH tornou-se a sexta cidade brasileira com maior número de pessoas.

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…