Prefeitura abre nova licitação para obras de prevenção de enchentes na Vilarinho

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, dia 16, o edital de licitação para a contratação de obras de otimização do sistema de macrodrenagem dos córregos Vilarinho, Nado e Ribeirão Isidoro. Para isso serão implantados os reservatórios profundos Vilarinho 2 e Nado 1 para mitigação das inundações recorrentes na avenida Vilarinho e rua Dr. Álvaro Camargos, na região de Venda Nova. Todos os trabalhos serão supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Esta é a terceira etapa de obras para prevenção de enchentes na região. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 152, 4 milhões, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal. O prazo de execução dessa obra é de 36 meses, a partir da primeira ordem de serviço.

A Prefeitura está fazendo um trabalho que foi planejado tanto do ponto de vista de manutenção, quanto de infraestrutura. “Quando os grandes reservatórios ficarem prontos, nós vamos conseguir armazenar e depois escoar, quando a chuva passar, um volume de aproximadamente 115 milhões de litros de água cada um. Além disso, já está em andamento, simultaneamente, a primeira fase das obras, que são os córregos Lareira e Marimbondo, e a segunda frente de obras, que é a implantação da caixa de captação na confluência dos córregos Vilarinho e Nado”, explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.

Nesta etapa estão previstos a implantação de dois reservatórios subterrâneos, com capacidade de armazenamento de  105.700m3 cada um deles, incluindo a laje de cobertura. O prazo de julgamento das propostas das empresas interessadas é 25 de janeiro de 2021. Todo o processo licitatório, assim como o edital, podem ser acompanhados no portal da PBH.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…