Sem Categoria

Prefeitura e UFM farão senso da população de rua em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG, o Censo Pop Rua 2022 | BH + Inclusão nos dias 19, 20 e 21 de outubro. A pesquisa censitária vai quantificar a população em situação de rua presente na cidade, que ainda não é contabilizada por outros censos (como o do IBGE), e qualificar o planejamento e as políticas públicas intersetoriais e interinstitucionais que atendem e acompanham essas pessoas.

Mais de 300 pesquisadores percorrerão as nove regionais da cidade, das 10h às meia-noite, devidamente identificados por coletes verdes, para a realização da pesquisa quantitativa, que, a partir de um questionário estruturado, buscará identificar o perfil atual dessas pessoas. Esta será a primeira pesquisa do tipo que será georreferenciada e que contará com plataforma eletrônica para a coleta de dados.

Entre as hipóteses colocadas para a pesquisa, estão o crescimento da população que usa as ruas como espaço de moradia e sobrevivência e, também, mudanças em relação ao perfil e aos hábitos dessa população. O tempo de permanência; maior número de famílias nas ruas; a faixa etária, o número de mulheres e pessoas LGBT estão entre os principais pontos a serem observados. Os trabalhos terão início nesta quarta-feira (19), às 9h30. As equipes vão se concentrar para saída na Faculdade de Medicina da UFMG, na avenida Alfredo Balena, 190, bairro Santa Efigênia.

O prefeito Fuad Noman afirmou que a partir dos dados levantados será possível construir políticas públicas ainda mais assertivas, considerando as particularidades de cada grupo. “Se nós não conhecermos quem são, quantos são e por que estão nas ruas, nós não temos condições de fazer uma política pública específica”. Segundo Fuad, já a partir dos primeiros resultados, que devem ser conhecidos ainda este ano, será possível começar a definir estratégias para atender os grupos que forem identificados. “Política pública tem que ser focada, direcionada para o alvo específico. É isso que nós vamos fazer. Por isso a importância desta pesquisa, por isso nós associamos à ciência. Por isso procuramos uma entidade com a maior respeitabilidade”, disse.

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…