Em BH

Prefeitura quer reajustar salário dos servidores em 11,7%

Um aumento de 11,77% nos vencimentos e salários de todos os 66,4 mil servidores, empregados e aposentados e pensionistas com paridade, e contratos administrativos, recompondo a inflação do período de dezembro de 2020 a dezembro de 2021. Essa foi a proposta apresentada pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta sexta-feira, dia 18, a entidades e sindicatos que representam o funcionalismo municipal.

Para atender a demanda de todas as entidades, o percentual será aplicado nas mesmas datas e índices nos abonos, gratificações e adicionais recebidos pelos servidores ativos e aposentados e pensionistas com direito à paridade. O aumento também pretende ser aplicado no benefício do vale-refeição, que passaria de R$ 22 para R$ 24,60

A ideia é que o aumento seja gradativo, sendo 5% concedido na folha de pagamento de julho de 2022 (paga em agosto) e mais 6,77% em dezembro de 2022 (paga em janeiro), totalizando os 11,77% de reajuste. As categorias que encaminharem a aprovação da proposta até 4 de março terão o encaminhamento do projeto de lei garantido até 15 de março. Os aceites que chegarem depois serão encaminhados a partir de abril.

De acordo com o secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, os dois últimos anos foram desafiadores e totalmente atípicos em razão da pandemia da Covid-19 e das fortes chuvas, o que demandou aportes extraordinários para as áreas da Saúde, Políticas Sociais e Obras. Diante desse cenário, ele explicou que a Prefeitura agiu rápido. Para equilibrar as contas, o Município reduziu gastos, renegociou contratos, otimizou e modernizou processos, para que Belo Horizonte continuasse pagando o salário em dia a todos os servidores e garantisse a manutenção da cidade.

“Mesmo diante de tantos desafios, a Prefeitura não mediu esforços para ofertar a recomposição inflacionária ao funcionalismo e para atender a demandas específicas e históricas ao longo desses últimos anos. Nunca atrasamos ou parcelamos o salário, nem mesmo na pandemia. Com esse planejamento, iremos valorizar mais uma vez nossos agentes, essenciais para o bom funcionamento da capital”, disse o secretário.

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…