Em Minas

Projeto inovador quer transformar a educação técnica em Minas Gerais

“Muito além da transmissão de conhecimento teórico, a educação tem um papel fundamental na construção e formação cidadã de indivíduos. Desta forma, promove a transformação do meio social para o bem comum e para a construção de uma sociedade ideal”.

É baseado neste ponto de vista que a consultora e fundadora do Instituto Excelência Gestão e Cultura (IEGC), Renata Lemos, desenvolveu o projeto Educação Transformadora. Em parceria com a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG), e em parceria com a startup Seall, o projeto tem como objetivo criar uma conexão com os ecossistemas de inovação e sustentabilidade preparando a sociedade para o futuro, através de uma massificação da educação.

“Esse projeto foi idealizado a partir de uma inquietação em comum com a presidência da UTRAMIG, relacionada com o formato atual da educação técnica no Brasil e da importância de trazer uma nova cultura para a educação. Tudo baseado na construção de uma nova mentalidade a partir de competências necessárias para o futuro e o alinhamento das práticas ESG. O que realmente queremos é transformar a vida dos alunos que passam pela UTRAMIG, trazendo um impacto positivo para os futuros profissionais e para mercado de trabalho”, confirma Renata Lemos

Paulo Henrique Azeredo Nascimento, presidente da UTRAMIG, compartilha o ponto de vista de Renata e classifica o projeto como um objeto de necessidade para o desenvolvimento humano, acima de tudo. “Um dos objetivos do projeto é primeiramente despertar nos servidores e no corpo docente da UTRAMIG uma mudança profunda na forma de agir perante a sociedade, nas organizações e entidades com as quais mantemos relações e ainda pretendemos estabelecer, certos de que caminhar nessa direção é imprescindível para o bom sucesso de qualquer organização, além de entendemos que educação é um significativo importante meio de frear e diminuir as desigualdades sociais”.

Renata Lemos destaca também que o projeto Educação Transformadora busca mensurar o impacto do trabalho da UTRAMIG dentro dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU, através dos recursos oferecidos pela Seall. “Unidos, vamos conseguir mensurar qual o verdadeiro impacto da atuação da UTRAMIG na educação de qualidade, na redução das desigualdades, no trabalho decente, no crescimento econômico em conjunto com várias outras ODS que têm impacto imediato e outros que também têm impacto secundário no mercado da educação. Pensamos no futuro mais consciente e com mais oportunidades quanto as práticas sociais, econômicas e ambientais”, destaca.

O Educação Transformadora atua junto aos servidores e colaboradores da UTRAMIG, alunos, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social, para que se sintam engajadas e comprometidas com o desenvolvimento sustentável e, também a respeito da construção do futuro de grandes oportunidades profissionais.

“O que queremos é que os alunos tenham uma visão sistêmica da importância dos assuntos abordados no mercado e que possamos desenvolver as competências e habilidades necessárias, para que, quando eles estiverem no pleno exercício das suas atividades profissionais estejam preparados para atuar com grande profissionalismo e excelência. Esse projeto é sem dúvida, o inicio da construção de um novo futuro e de um novo paradigma para as futuras gerações”, afirma Pedro Henrique, Presidente da UTRAMIG.

Hoje, o projeto segue em um processo de mapeamento dos steakholders internos e externos para o levantamento de dados sobre as práticas de ODS. A seguir, já na próxima etapa, os resultados da pesquisa serão apresentados para todos os órgãos envolvimentos direta e indiretamente. Neste momento, ocorre uma integração entre todas as instituições participantes a fim de promover um debate no qual permitirá o desenvolvimento das próximas metas e objetivos do projeto

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…