Quadrinista cria série de revista inspirada na lenda de Maria Papuda

Celton está de roupa nova para lançar uma coleção de revistinhas inspiradas na lenda de Maria Papuda, um dos fantasmas que assombram Belo Horizonte. O tradicional terno amarelo, agora é vermelho, para divulgar os quadrinhos que contam a história “Mistério na Cidade Universitária”.

Foto: divulgação.

A narrativa apresenta uma antiga lenda de Belo Horizonte. Havia um casebre, onde hoje fica o Palácio da Liberdade, em que vivia uma mulher que sofria de bócio, aumento da tireoide (papo). Quando o arraial foi desapropriado para construção da sede do governo, a senhora recusou-se a sair de sua casa, foi expulsa e lançou uma praga sobre o futuro palácio. Quem morasse ali morreria e, quem assumisse o estado em ano par, sofreria algum tipo de acidente ou teria uma morte repentina.

“Na minha história Papuda volta no tempo atual para reclamar a posse do terreno. Ela se sente a legítima dona do Palácio e da praça da Liberdade e vai até a universidade atrás de um professor de Direito para obter orientação jurídica. A partir daí vem o meu jeito de contar história, com muita ação e mistério”, promete.

A história foi dividida em quatro exemplares e por causa da parceria com o Centro Universitário Una, se desenrola nos prédios das unidades Aimorés, Guajajaras, Liberdade e João Pinheiro, nas imediações da Praça da Liberdade. As revistinhas garantem diversão e conhecimento e recuperam parte da memória da cidade. Celton é Lacarmélio Alfêo de Araújo, um artista conhecido na capital mineira. Visto frequentemente pelos sinais da cidade portando uma grande placa, é responsável por todo o processo de elaboração das revistinhas, dos desenhos à comercialização. Suas publicações trazem detalhes de prédios e ruas de Belo Horizonte e aguçam o imaginário popular com criatividade e originalidade.

Nas próximas semanas serão lançadas as três edições que completam a série e desvendarão o mistério da cidade universitária. A inciativa da Una traz um projeto cultural rico e que possui como marca a valorização de Belo Horizonte. As revistinhas podem ser retiradas nas entradas da Universidade.

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…