Quer escrever um romance? Este texto é especialmente para você

A autora Fernanda Mello é escritora e compositora (foto: Elias Martins).

Já pensou em escrever um romance?

Se sim, observe as dicas abaixo e saiba como desenvolver bem esse gênero textual. Para escrever bem a narrativa é preciso um bom planejamento. Primeiramente, é importante costurar toda a trama, ser bastante descritivo sem ficar monótono e criar personagens interessantes.

Além disso, estudar sobre as características e tipos de romances é imprescindível para o desenrolar correto dos argumentos, adjetivos e sintonia do texto. Acredite, são mais de dez tipos de romances, como: urbano, regionalista, histórico, indianista, psicológico, gótico, intimista, memorialista, policial e por aí vai. Então, é preciso saber qual seria o mais indicado para o seu estilo e mãos na massa!.

Romances possuem como característica o toque detalhista e intimista e, para desenvolvê-lo é preciso criar um checklist completo com os passos a seguir. O primeiro deles é delimitar a ideia geral da obra, a biografia dos personagens, o cenário onde se passará o romance, a cronologia. Escreva sem medo. Planeje seu livro com descrições detalhadas dos personagens e cenários. Deixe fluir e aceite que, talvez algumas vezes, não irá render o quanto gostaria.

Mais que isso, conhecer onde se passará sua narrativa fará toda a diferença no desenrolar da sua história. Descobrir lugares, conhecer tendências e pessoas e vivenciar momentos que serão descritos em sua obra garantirá ao enredo o toque de proximidade e empatia com o seu leitor.

Uma dica importante: o público precisa sentir e ser parte daquela história. Não há nada melhor que ler um livro e dizer: “puxa, esse livro é mesmo para mim!” Eu visitei São Paulo para vivenciar o dia a dia da minha personagem, Maria D., para meu primeiro romance, “Entre vinhos e cafés”. Também pesquisei muito sobre essas bebidas e, posso dizer? Toda essa parte de pesquisa e descobertas foi muito divertida e interessante.

Todas essas dicas vão ajudá-lo a nortear o processo de escrita. E, para encerrar sua narrativa, use uma frase marcante ou um capítulo bem impactante para provocar aquele gostinho de: “E aí? Quando virá o próximo?”.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…