Salário dos funcionário públicos municipais poderá ter reajuste

Foto: CMBH

 

O projeto que concede reajuste remuneratório aos servidores e empregados públicos da administração direta e indireta da Prefeitura da ordem de 3,78%, a partir de 1° de janeiro de 2020, e de 3,30%, a partir de 1° de dezembro de 2020, foi considerado constitucional, legal e regimental pela Comissão de Legislação e Justiça nesta terça-feira (4/2) e segue para análise da Comissão de Administração Pública. Também recebeu parecer favorável o PL 890/19, que institui o Dia Municipal do Ostomizado, a ser comemorado anualmente em 16 de novembro.

O próximo passo da tramitação do projeto será seu anúncio para apreciação em Plenário. Foram aprovadas também redações finais das proposições que têm o objetivo de autorizar o Executivo a conceder mercados municipais à iniciativa privada e de reduzir o valor da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública. Confira aqui o resultado completo da reunião.

O Executivo explica, sobre o PL 906/19, que o reajuste de 3,78% refere-se à diferença da inflação acumulada, medida pelo INPC, desde o último reajuste salarial até 31 de dezembro de 2019. Já o reajuste de 3,30% corresponde ao índice de inflação estimado para o período de janeiro a novembro de 2020, conforme relatório Focus, emitido pelo Banco Central do Brasil. Além dos reajustes que contemplam também ocupantes de cargos em comissão, funções gratificadas e pessoal contratado por tempo determinado, há a previsão de reajuste dos benefícios do vale-refeição e do vale-lanche e da Gratificação por Exercício de Atividade Correicional.

Além da questão salarial, o projeto prevê, ainda, a partir de 1° de abril de 2020, o reposicionamento dos servidores ocupantes do cargo de Professor para a Educação Infantil, por meio da concessão de dois níveis, e a incorporação de gratificações para cargos como Auditor e Fiscal Sanitário Municipal. O impacto financeiro da proposta ao orçamento corrente será de R$187.975.800,76, o que de acordo com a PBH, está em conformidade com o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, na Lei Orçamentária Anual, no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Postagens Recentes

  • Em BH

Orquestra Mineira de Rock apresenta show inédito com participação de Marcus Viana

Onírico: palavra grega que faz referência aos sonhos e fantasias. E foi nesse contexto que…

  • Em BH

Agriminas comemora 15 anos no Expominas

Crescimento é a palavra chave da AgriMinas – maior feira de agricultura familiar do país…