Colunas

Tecnologia faz bem pra saúde e conserva os dentes

A tendência é de todo o mercado, mesmo para o setor da saúde. Investir em inovações tecnológicas hoje é essencial para qualquer empresa, e uma necessidade inerente à própria demanda do paciente. Agregar tecnologia a um setor em tese tão orgânico e ainda dependente das mãos humanas significa usá-la como uma ferramenta que auxilia na oferta de diagnósticos mais eficazes, maior precisão aos procedimentos e mais segurança no atendimento.

Por tudo isso, são visíveis os avanços que revelam as transformações das clínicas da atualidade, como são os casos das odontológicas, se comparadas com 10 ou 20 anos atrás. A caneta de alta rotação, nome técnico do temível “motorzinho” do dentista, ainda está presente nos consultórios, mas quando falamos em avanços tecnológicos não necessariamente nos referimos à aposentadoria desses velhos equipamentos.

A tecnologia, na verdade, vem como aliada em diversos sentidos, embora ainda seja necessário perfurar, esvaziar, reparar e, quando necessário, extrair os dentes. Mas hoje dispomos de técnicas e instrumentos que vêm sendo amplamente adotados pelos profissionais, amplificando seus resultados e incorporando efeitos nunca antes alcançados pela odontologia.

A começar pelo escaneamento intraoral. Esse equipamento alemão chamado, Cerec Sirona, permite oferecer com detalhes absolutamente precisos uma imagem de todos os dentes do paciente, substituindo muito melhor as moldagens em silicone e modelos de gesso, cuja produção envolve uma boa dosagem de desconforto, distorção e de tempo maior de espera para obter as peças de porcelana. A má notícia é que o preço do aparelho ainda é bastante inacessível à imensa maioria das clínicas odontológicas, porém, a boa notícia, é que para o paciente, não há modificação no custo das peças.

Outras revoluções ocorrem também na odontologia estética, onde vêm surgindo materiais mais resistentes, mas que ao mesmo tempo oferecem a possibilidade de manuseio que eleva os traços de semelhança com os dentes naturais. As porcelanas e compósitos alemães podem ser feitas na própria clínica com uso de equipamentos de tecnologia alemã de última geração, possibilitando a entrega de vários trabalhos no mesmo dia, sem a necessidade de encaminhamento para laboratório de prótese e longa espera.

Novidades estão aparecendo na Implantodontia, Odontologia Estética e Harmonização Orofacial, sendo de fundamental importância que o cirurgião dentista esteja sempre fazendo cursos de atualizações em suas respectivas especialidades e adquirindo conhecimento constantemente, para melhor atender seus pacientes.

Postagens Recentes

  • Geral

Trabalhador acidentado tem direitos garantidos junto à empresa e ao Estado

O Brasil é um dos líderes mundiais em registros de ocorrências de acidentes de trabalho.…

  • Colunas

Maio Roxo: unidos pela conscientização das doenças reumáticas!

Lúpus, Fibromialgia e Espondilite: saiba identificar os sinais e a importância do diagnóstico precoce. Maio…