Em Minas

Tiradentes retoma turismo com avanço da vacinação e protocolos eficazes

As últimas remessas de vacina contra Covid-19 que chegaram à Minas Gerais adiantaram bastante o calendário de vacinação contra a doença. Em especial ao que diz respeito ao público adulto, de pessoa maiores de 18 anos. Neste contexto, lojistas de cidades que têm o turismo como principal fonte de renda, enxergam certo otimismo para o empresariado.

Em Tiradentes, importante rota turística no Campo das Vertentes (MG), comerciantes locais começam a se preparar para novos investimentos e expansão do negócio. A finalidade é reaquecer as vendas e recuperar os prejuízos trazidos pela pandemia do novo coronavírus e pelos intervalos de tempo nos quais não houve o funcionamento de lojas físicas.

“Esse período de fechamento foi muito danoso para toda a classe que trabalha com o turismo. Seja os empresários da hotelaria ou da alimentação, do lazer e ainda os lojistas de uma forma geral, todos sentiram o bolso. A parte boa foi que nesse hiato pudemos planejar mais e recalcular a rota para novos investimentos que possam possibilitar uma margem de lucro agora com a flexibilização do turismo em Minas Gerais”, argumenta o presidente da Associação Empresarial de Tiradentes (ASSET), Wellerson Cabral.

Um exemplo é o do empresário e proprietário da loja de quadros Santoficio Decoração Criativa, Alexandre Lúcio. Depois do sufoco nos últimos meses, finalmente há um plano consistente de expansão que irá possibilitar uma nova unidade do estabelecimento referência artística na cidade.

“A expectativa é que o público volte a visitar a cidade com mais frequência. Não significa que estamos livres do vírus, mas a vacinação adiantada nos dá um pouco mais de segurança e pode melhorar o movimento na cidade e do comércio como um todo. Estamos otimistas e temos planos de expansão física para uma nova loja”, conta.

Muito deste otimismo visto na fala de Alexandre é por conta do avanço da vacinação em Tiradentes. No município, conforme dados disponibilizados pelo Governo de Minas através do Vacinômetro, mais de 84% da população adulta já recebeu a primeira dose da vacina. Também, cerca de 30% dos moradores receberam a segunda dose ou dose única e completaram o ciclo de imunização.

Tiradentes segue o programa Minas Consciente. Portanto, o cronograma de vacinação acompanha a determinação estadual, dependendo de novas remessas de medicamentos para avançar. Nesta semana, o cronograma de imunização avança para população com idade inferior a 30 anos.

Foto: Gislene Araújo

Em vista, a superintendente de saúde do município, Rita Aguiar, demonstra satisfação para uma possível retomada segura do comércio. “ Vai ser uma felicidade muito grande, porque a gente vai poder, enfim, receber com segurança as pessoas que querem vir aqui, além de dar segurança para as pessoas que moram aqui e depende do potencial turístico da região. Então não existe outra expectativa do que essa de deter segurança, para que os visitantes estejam num lugar que é conhecido em todo Brasil”.

Do outro lado, no setor privado, as boas expectativas a partir dos resultados também são grandes. “Com a população adulta vacinada, podemos dizer que o capital humano indispensável para o crescimento ativo da cidade estará apto para a retomada das atividades. Uma cidade, assim como qualquer empreendimento se fortalece quando toda a sua engrenagem funcional está em equilíbrio e a segurança de estarmos imunizados, protegendo à nossa saúde e a dos demais, faz uma enorme diferença”, comemora Márcia Ferreira, sócia-proprietária do restaurante 50 Tons de Malte, experiência gastronômica que oferece mais de 100 rótulos de cervejas mineiras especiais ou artesanais.

Resiliência, otimismo e planejamento. É essa a receita em Tiradentes para a retomada do turismo. “Neste momento de retomada progressiva das atividades, devemos nos preocupar em estabilizar e recompor os recursos despendidos para manutenção do empreendimento nesse período caótico. Sabemos que devido à situação econômica brasileira, o setor de serviços relacionados ao turismo foi severamente impactado. Houve aumento da inflação, alta no preço de diversos insumos e isso reflete diretamente nos negócios. Independente, nós existimos, precisamos trabalha e estamos preparados para isso”, finaliza o presidente da ASSET.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…