Carnaval 2023

Us Beethoven vai do clássico ao brega em uma tarde de carnaval

Como a música de Beethoven, eles fluem como melodia sem destino. Só que pelas ruas de Belo Horizonte, e durante a folia, e com bateria, fantasias e uma energia que só o carnaval mais eclético do mundo pode entregar aos seus participantes. Quem quiser acompanhar o Us Beethoven neste ano, terá que estar na Praça da Liberdade, no sábado, dia 11, às 14h. Depois disso, só o tempo dirá.

Isso porque o cortejo do bloco não tem trajeto a ser percorrido. O grupo se encontro na praça e por ali mesmo fica. É no espaço mais eclético de Belo Horizonte que o Us Beethoven deixam sua marca; a saudação a um dos maiores músicos da história, um verdadeiro gênio das partituras que não precisou nem de ouvir para encantar o mundo por séculos e séculos.

Ludwig van Beethoven nasceu em 17 de dezembro de 1770, na cidade de Bonn, na Alemanha.  Aos 26 anos, já com uma lista quilométrica de composições, ficou surdo e nem por isso parou de compor. Ainda que sem ouvir, o músico conseguiu registrar muitas outras canções que até hoje são tidas como históricas e figuram entre as maiores composições de todos os tempos.

E mesmo do auge de sua genialidade, duvido-é-ó-dó que ele um dia pensou que seria patrono de um bloco de carnaval em  Belo Horizonte, no ano de 2023. Afinal, duvido-é-ó-dó também que ele sabia da existência do BH, que sá do Brasil e muito menos do carnaval.

Mas um grupo de amantes da música erudita, e, diga-se de passagem, da folia, casaram os dois gêneros e criaram um ecossistema para tornam Beethoven popular. Parabéns ao bloco! Fizeram o que nenhuma orquestra na história teve capacidade ou audácia de fazer.

E não bastasse o amor à música, o bloco ainda abraça causas sociais. Uma das propostas é incluir a causa das pessoas que têm mobilidade reduzida e pessoas com deficiência auditiva. Para tal acolhida, haverá uma área reservada para que PCD’s aproveitem com tranquilidade e liberdade.

E essa vibe de bloco do povo torna o US Beethoven ainda mais simples. O repertório interpretado pela cantora Gabrielle Costa e Guto Aires é marcado por grandes nomes da música brasileira como Sidney Magal, Sérgio Sampaio, Wando entre outros. A bateria do bloco é composta por 100 ritmistas e sua ala de dança com 40 bailarinos é um bloco para todos.

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…