Uso de smartphones durante as refeições não é recomendado por especialistas

Foto: iStock

 

Hoje, o smartphone é como se fosse uma extensão do corpo. Não é difícil de notar que muitas pessoas o utilizam em vários momentos do dia, inclusive, durante as refeições. Porém esse hábito pode causar sérios danos à saúde.

De acordo com um estudo conduzido pelos professores Luciano Pereira, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, e Paula Midori Castelo, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), utilizar o smartphone enquanto se alimenta pode fazer você consumir 15% mais calorias.  Os pesquisadores explicam que esse consumo a mais pode ser chamado de ‘distração’, e ocorre quando a pessoa não presta atenção no que está ingerindo.

O perigo não é somente no ganho de peso, mas também em relação à higiene. “Por exemplo, se não for higienizado corretamente, pode estar contaminado, e assim intensificar as possibilidades de transmitir várias doenças”, explica o gastroenterologista Mauro Jácome.

Para alertar sobre os malefícios que o uso do celular pode causar durante as refeições, o médico deixa alguns alertas:

Indigestão: A mastigação é pobre, não é completa. Com isso, o estômago é sobrecarregado, e precisa fazer um esforço maior para digerir o alimento. Isso pode causar desconforto e dores abdominais, além de problemas maiores, como prisão de ventre.

Aproveitar o momento: De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, publicada no Journal of Experimental Social Psychology. Quem fica muito tempo entretido no smartphone acaba não aproveitando o momento nem as companhias na hora da refeição. Grande parte das pessoas que participou do estudo revelou que se sentiu entediada, ou mesmo não lembrava direito do que tinha feito.

Ansiedade e depressão: Como mencionado acima, a pessoa perde a capacidade de se concentrar na alimentação ou até mesmo na companhia, logo ela se isola num mundo paralelo, podendo causar problemas à mente e comprometer o bem-estar físico.

Dor de cabeça: Pessoas que não largam o celular, nem para comer têm maior chance de desenvolver dores crônicas de cabeça.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…