Vereadoras abrem chamado para reconhecer iniciativas sociais e culturais

Foto: reprodução.

As vereadoras Áurea Carolina e Cida Falabella (PSOL) abriram um chamado à cidade que pretende reconhecer iniciativas sociais e culturais de Belo Horizonte. Com o nome CÊ FRAGA?, a chamada pública busca produzir uma cartografia de iniciativas e projetos sociais e culturais de ação continuada realizadas em Belo Horizonte.

Além disso, uma doação no valor de 90 mil reais será dividida entre 18 das iniciativas indicadas que potencializam as lutas por culturas urbanas, populares ou tradicionais, educação, moradia, agroecologia, promoção das artes, economia solidária, mobilidade, direitos humanos e radicalização da democracia e que contribuam para a emancipação de mulheres, pessoas jovens, negras, indígenas e LGBTIQs. As indicações podem ser feitas por qualquer cidadã ou cidadão até o dia 4 de fevereiro pelo link ou presencialmente nos dias 22, 23 e 24 de janeiro.

Um dos compromissos assumidos pela MUITAS pela Cidade que Queremos nas últimas eleições municipais foi com a desconstrução de privilégios de toda a ordem – entre eles, os altos salários que separam parlamentares da maioria da população. Por esse  motivo, como firmado em cartório pelas candidatas da movimentação em 2016, desde o início do mandato na CMBH, Áurea Carolina e Cida Falabella têm reservado 30% de seus subsídios para a viabilização da proposta de criação de mecanismos de reconhecimento a iniciativas sociais e culturais em Belo Horizonte.

A doação será um reconhecimento pelo trabalho realizado por diferentes iniciativas sociais e culturais que atuam em Belo Horizonte. Já a cartografia tem o objetivo de divulgar e contribuir para a visibilidade das ações e projetos sociais em curso na cidade. A partir do universo das iniciativas mapeadas, um grupo de pessoas convidadas fará a leitura das fichas de indicação e, a partir de uma análise conjunta, irá sugerir 18 iniciativas que receberão uma doação em recursos financeiros. O grupo será formado por profissionais e ativistas que não fazem parte do mandato coletivo das vereadoras e que têm trajetória de envolvimento com as lutas da cidade.

 

Postagens Recentes

  • Em BH

Orquestra Mineira de Rock apresenta show inédito com participação de Marcus Viana

Onírico: palavra grega que faz referência aos sonhos e fantasias. E foi nesse contexto que…

  • Em BH

Agriminas comemora 15 anos no Expominas

Crescimento é a palavra chave da AgriMinas – maior feira de agricultura familiar do país…