Em BH

Vereadores querem dados sobre plano de requalificação da Av. Afonso Pena

Eventuais impactos ambientais e urbanísticos do plano de requalificação da Avenida Afonso Pena, anunciado em agosto pela Prefeitura, estão em pauta na Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana. Nesta terça-feira (6/12), o colegiado aprovou a realização de audiência pública sobre o tema no dia 20 de dezembro e o envio de pedidos de informação à Superintendência de Mobilidade (Sumob) e ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural a respeito do projeto, que envolveria supressão de árvores e modificações de passeios e de canteiros centrais da via.

Requerida por Macaé Evaristo (PT) e Bella Gonçalves (Psol), a audiência agendada para o dia 20 de dezembro vai debater as obras de requalificação da Av. Afonso Pena propostas pela Superintendência de Mobilidade (Sumob) e da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), que incluem tratamento paisagístico, adequação de calçadas para privilegiar o deslocamento a pé e implantação de faixas exclusivas e preferenciais para o transporte coletivo em toda a sua extensão. Para análise e discussão da questão, que não estaria recebendo a devida atenção da Prefeitura, serão convidados os titulares da Sumob e da Secretaria Municipal de Governo, Sindicato dos Arquitetos de Minas Gerais (Sinarq-MG), Instituto Estadual de Patrimônio Histórico (Iepha-MG) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Observatório das Metrópoles, Movimento Nossa BH, Coletivos Mais Árvores, Verdejar e Pomar BH e acadêmicos da área.

Pedidos de informações das mesmas vereadoras, também assinados pelos colegas Pedro Patrus (PT) e Iza Lourença (Psol), questionam a presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, Eliane Parreira de Oliveira, sobre a previsão da análise e votação do projeto na entidade, solicitando o agendamento da entrada do tema em discussão e cópias dos documentos a serem analisados pelos conselheiros. Além da justificativa da necessidade da obra, o presidente da Sumob, André Dantas, deverá enviar à comissão as cópias do projeto de engenharia, estudos de impacto ambiental e cronogramas financeiro e de execução.

Postagens Recentes

  • Em Minas

Pela 3ª vez, Instituto Brasileiro apresenta na ONU projetos sobre o Desenvolvimento Inteligente das cidades

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) esteve na Turquia a convite da…

  • Em Minas

Anderson Franco formaliza convite, na segunda-feira, em Taiwan, ao presidente da maior empresa fitness do mundo para Instalação no Brasil

Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza um convite ao presidente da Matrix,…