Em BH

Virada Cultural 2021 será virtual e trará programação diversa e cenários inusitados

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, realizam, em 16 e 17 de outubro, a Virada Cultural de Belo Horizonte 2021. Com atrações culturais de diferentes áreas, esta será a primeira edição on-line da Virada Cultural, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Fundação Municipal de Cultura no YouTube.

O evento contará também com intervenções urbanas pelo hipercentro da cidade, em formatos que poderão ser apreciados pelo público sem provocar aglomeração. Toda a programação é gratuita e realizada seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19 vigentes na cidade. Mais informações sobre a edição de 2021 estão disponíveis no site oficial viradacultural.pbh.gov.br.

Neste ano, o festival traz o conceito “Cultura vibra, viva, vira”, com nove espaços virtuais de transmissão, definidos como “Viras” — Vira Estação, Vira e Faz, Vira Saia, Vira Virou, Vira Pipoca, Vira Guaicurus, Vira Bem, Vira Praça Sete e Vira Geek. Eles  exibirão on-line  suas atrações, simultaneamente, nas 24 horas de duração da Virada Cultural.

No canal Vira Estação, que faz referência a um dos mais tradicionais palcos da Virada Cultural de Belo Horizonte, as atrações misturam samba, pop e eletrônica, blocos de carnaval, funk, rap, MPB e jazz. Para abrir a programação do espaço, às 19h, o Kilombu Manzo apresentará o Show Ngunzo, com os artistas Rodrigo Negão, Tamara Franklin, Melvin Santhana, Imane Rane, Gui Ventura, Acauã Rane, Laiza Lamara Alexandre de Sena, Ana Martins, Renato Lembogy, Paulo Guzambe, Luter Nguzuale, João Kabilegy, com participação de Mametu Muiande, Luan Manzo e Makota Kindoiale.

Sobre a Virada Cultural
A Virada Cultural  tem como premissa a democratização do acesso à arte e à cultura, bem como o estímulo à formação de público para os artistas da cidade. Já foram realizadas, até o momento, cinco edições, que somam a participação de mais de 15 mil artistas e profissionais da cultura e 2.445 atrações, alcançando um público de mais de 2,2 milhões de pessoas. A edição mais recente, em 2019, com 26 horas de programação, atraiu um público de 520 mil pessoas, que passou por 25 espaços, com 440 atrações no total.

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…