Workshop de Introdução ao Eneagrama

No próximo dia 27 de abril, no auditório do Hospital Felício Rocho, das 8h às 18h, o psicólogo Antônio Roldão dará um Workshop de Introdução ao Eneagrama, aberto ao público, visando valorizar os relacionamentos e criar oportunidades para que cada pessoa se identifique.

O Eneagrama tem como objetivo o estudo e a identificação dos padrões de comportamento em tipos de personalidade. Trata-se de um instrumento de autoconhecimento e um caminho de crescimento. Além de ser uma chave de leitura para a pessoa se entender, ele aponta pistas concretas de amadurecimento, ajudando cada pessoa a desenvolver suas potencialidades e a lidar melhor com seus pontos fracos.

O modelo do Eneagrama, que acumula cerca de 4.500 anos de estudo, vem sendo resgatado nas últimas décadas, e com grande potencial de ajuda. Ele descreve as diferenças individuas por nove tipos de pessoas – perfeccionista, prestativo, bem-sucedido, individualista, observador, questionador, sonhador, confrontador e pacifista. Dessa forma, descreve as personalidades que são interconectadas e facilmente observáveis no dia a dia. De acordo com Antônio Roldão, nenhum tipo é melhor que o outro: “Todos têm potencialidades fantásticas e tendências negativas, depende do amadurecimento”, ressalta.

Como organizadora do evento, a fonoaudióloga Flávia Fratessi espera que o curso possa ajudar as pessoas através do autoconhecimento e uma reflexão sobre as relações interpessoais, como aconteceu com ela mesma, o que caracteriza o “abrir cortinas” em sua vida. “São nove personalidades, e o mundo se completa com todas elas. Após o Eneagrama, a gente convive melhor com as pessoas, com mais compaixão e paciência”, explica. Ela ainda ressalta a importância dessa ferramenta para o meio profissional.

Atualmente, esse modelo vem sendo utilizado sobretudo no meio empresarial.  Grandes empresas, nacionais e internacionais, investem no Eneagrama como ferramenta de crescimento profissional, para conhecer melhor os pontos fortes e fracos da personalidade de cada colaborador: capacidade de liderança, trabalho em equipe, comunicação interna e externa, e relacionamento interpessoal. “Não promete milagres, mas é um mapa que indica o caminho e não substitui o esforço pessoal”, comenta Antônio Roldão. Segundo o psicólogo, a ferramenta auxilia tanto os gestores das empresas, orientando até na distribuição de tarefas, ao mesmo tempo que concebe o lado dos funcionários, possibilitando o autoconhecimento, além de melhorar o trabalho em equipe, uma vez que ao compreender a personalidade do outro, fica mais fácil de lidar e ajudar a superar as dificuldades de forma eficiente.

Workshop de introdução ao Eneagrama com Antônio Roldão
Data:
27 de abril (sábado)
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório do Hospital Felício Rocho, 5º andar – Rua Uberaba, 500
Investimento: R$ 300 (com material incluso)
Inscrição: Tratar com Flávia Frattesi – (31) 9 9951-3731
Aberto ao público mediante pagamento.

 

Postagens Recentes

  • Em BH

Novo Centro de Saúde Horto começa a funcionar na regional Leste da cidade

O Centro de Saúde Horto, na regional Leste da capital, começou a funcionar nesta segunda-feira…

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…