5 DICAS PARA RESPIRAR MELHOR

Final de inverno é sempre uma tristeza para o nariz. Congestão nasal, falta de lubrificação, sinusite e catarro são problemas causados pela baixa umidade do ar e pelo clima seco. Respirar fica difícil nessas condições, não é mesmo? Se você se sente muito incomodado com essas situações, aqui vão algumas dicas para melhorar a sua respiração e driblar os problemas respiratório.

Dê um fim a congestão nasal: Vapor com eucalipto é uma ótima técnica de inalação para vencer a congestão. Basta misturar 1 xícara (chá) de água fervente para cada 2 colheres (sobremesa) de folhas secas em uma panela com água fervendo. Cubra a cabeça e os ombros com uma toalha e inale o vapor por 5 a 10 minutos. Repita três vezes ao dia.

Para combater a sinusite:  Coloque os dedos no centro da testa, um pouco acima das sobrancelhas, e pressione esticando a pele para os lados. Repita três a quatro vezes. Agora, estenda as mãos com os dedos retos e apoie sobre a testa, como se protegesse os olhos do sol. Uma das mãos deve ficar um pouco acima da outra. Em seguida, movimente-as, uma para cada lado da testa. Repita de três a quatro vezes. Depois, faça o mesmo movimento um pouco acima de cada sobrancelha. Repita de três a quatro vezes.

Para destapar nariz: Coloque o dedo indicador, um em cada lado das narinas. Pressione e segure durante uns três segundos. Depois, com a ponta de todos os dedos, exceto o polegar, massageie como se estivesse dedilhando, até chegar junto à “campainha” de cada orelha. Repita de três a quatro vezes. Faça o ciclo completo apenas uma vez ao dia para a região não ficar dolorida.

Para destapar o ouvido: Com as vias respiratórias congestionadas, você pode sentir os ouvidos bem entupidos. Sabe aquela sensação horrível de surdez que acompanha uma gripe forte? Isso acontece porque, ao assoar o nariz, o ar desloca o muco. Para desobstruir, Rafael Malezan, fisioterapeuta especializado em terapias integrativas, aconselha uma técnica simples: “tape o nariz e force a respiração duas vezes no máximo”. Não force mais, pois pode ser prejudicial.

Purifique o ambiente: Para respirar melhor, faça um spray ambiental: pingue cerca de 20 gotas de óleo essencial de eucalipto em 100 ml de álcool de cereais e mantenha em um pulverizador, borrifando no ar de vez em quando. Você encontra esses itens em lojas de produtos naturais. O conselho é do fitoterapeuta Sergio Panizza, que indica também o uso de óleos essenciais no carro, como o de hortelã-pimenta: pingue 4 a 5 gotas em uma argola de cartolina ou outro difusor e alivie suas vias respiratórias.

 

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…