Abaixo assinado pede tombamento da Serra do Curral

Um movimento apoiado pela vereadora Duda Salabert (PDT) busca o tombamento da Serra do Curral, importante reserva ecológica entre Belo Horizonte e Nova Lima. Através de um abaixo assinado, a mobilização procura o reconhecimento estadual.

Tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.  “A Serra do Curral é tombada em nível federal e municipal. Mas estes tombamentos não garantem a total preservação de sua área, por isso lutamos pelo seu tombamento estadual”, explicaram os idealizadores do manifesto através do site.

Além de contornar Belo Horizonte e fazer parte da história da cidade, a Serra do Curral é um espaço de preservação de vegetação nativa. “O avanço da mineração poderá trazer inúmeros prejuízos para Belo Horizonte. O barulho excessivo das operações, as explosões por dinamites, a desestabilização das rochas e a poeira gerada pelo empreendimento prejudicariam consideravelmente a saúde dos moradores da região do Aglomerado da Serra, do Taquaril e do Mangabeiras, por exemplo”, assinalam.

Para os idealizadores, projetos para retomar a mineração na Serra do Curral estão em processo de licenciamento ambiental no Governo do Estado de Minas Gerais e precisam ser parados. A participação depende da assinatura em um abaixo-assinado a favor do tombamento a nível estadual de todo o conjunto da Serra do Curral. O documento está disponível neste site.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…