Academia Mineira de Letras perde Afonso Arinos de Mello Franco Filho

Foto: Divulgação/Academia Brasileira de Letras

 

Falecido nesse domingo (15), no Rio de Janeiro, o diplomata e escritor Afonso Arinos de Mello Franco Filho ocupava a cadeira de nº 29 da Academia Mineira de Letras, cujo patrono é Aureliano Pimentel. Fundada por Lindolpho Gomes, a cadeira 29 foi ocupada, depois de sua morte, por Milton Campos, Pedro Aleixo, Gustavo Capanema e Murilo Badaró.

Sendo o 5º sucessor da cadeira, Afonso Arinos Filho tomou posse na Academia Mineira de Letras em outubro de 2011. Para o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, ele “honrou a linhagem de que descende, formada por homens públicos de alta qualidade, como seu pai Afonso, seu tio Virgílio e seu avô Afrânio. Afonso Filho foi um excelente diplomata e um parlamentar atuante, além de escritor de talento e fina sensibilidade”, completa.

O enterro foi nesta segunda-feira (16), às 13h30, no mausoléu da Academia Brasileira de Letras. Não houve velório, devido à recomendação de se evitar reuniões e aglomerações por conta do coronavírus.

Sobre Afonso Arinos de Mello Franco Filho
Filho de Afonso Arinos de Mello Franco e Anna Guilhermina Rodrigues Alves Pereira, Afonso Arinos de Mello Franco Filho foi integrante da Academia Mineira de Letras e da Academia Brasileira de Letras. Fez o curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais na UFRJ, entre 1949 e 1953, e o curso de Preparação à Carreira de Diplomata no Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores entre 1951 e 1952.

Iniciou a carreira de diplomata em 1952 na comissão de Organismos Internacionais da divisão de Atos, Congressos e Conferências Internacionais do Ministério das Relações Exteriores. Entre seus muitos cargos, foi Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Cônsul Geral do Brasil em Genebraf, Cônsul do Brasil em Genebra, conselheiro e Ministro-Conselheiro na Embaixada do Brasil em Washington, segundo Secretário na Embaixada do Brasil em Viena e Roma, primeiro Secretário da Embaixada do Brasil em Haia e Bruxelas.

Paralelamente ao cargo de diplomata exerceu, no Brasil e no exterior, atividades jornalísticas e de divulgação cultural, legislativas e docentes. Publicou os livros Primo Canto, Três Faces da Liberdade, Atrás do Espelho, Tempestade no Altiplano, Ribeiro Couto e Afonso Arinos, Diplomacia Independente, Perfis em Alto-Relevo, Mirante, Antônio Houaiss, Afonso Arinos de Meio Franco, Afonso Arinos.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…