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20 de abril de 2023Por meio do Projeto Institucional Páscoa Compartilhada, alunos do Colégio Arnaldo Unidade Anchieta doaram materiais de higiene pessoal à instituição de acolhimento Lar Santa Tereza (@larsantatereza), localizada no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, nessa terça-feira (28). Foram entregues escovas e pentes de cabelo, sabonetes, lenços umedecidos, cremes hidratantes e toalhas, recolhidos pelas crianças da Educação Infantil. O objetivo é vivenciar a solidariedade por meio da participação em ações sociais e compreendê-la como exercício de cidadania e um processo contínuo, demonstrando atitudes de cuidado na interação entre crianças e adultos
“Pensando na formação integral de nossos estudantes elaboramos as matrizes das habilidades socioemocionais e ensino religioso e a partir da competência consciência social, trabalhamos a habilidade solidariedade/humanidade durante todo o ano. Falar sobre solidariedade é dizer sobre pequenos gestos do dia a dia, como dividir o lanche com o colega que esqueceu ou abraçar o amigo que está chateado. E também gestos que precisam de planejamento e organização, como doações de roupas e alimentos e trabalhos voluntários. Por meio do nosso Projeto, realizado em todas as escolas da Rede Verbita, aproveitamos para promover uma ação solidária com as crianças, conscientizando-as sobre a importância do cuidado com o próximo. As primeiras práticas solidárias, certamente, são um marco na vida delas, que jamais serão esquecidas e incentivam o protagonismo infantil”, explica a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Arnaldo Unidade Anchieta, Adiene Carvalho.
Essa atividade é a terceira etapa do projeto Páscoa Compartilhada. Na fase 1, ao chegarem à escola, as crianças visualizaram algumas pegadas na entrada, que levaram até um local onde estava escondido um mapa. O mapa levou até o tesouro: o livro O Coelhinho Que Não Era De Páscoa, da autora Ruth Rocha, barras de chocolate, formas e receitas de ovos de páscoa, para as crianças produzirem os produtos e presentearem cada funcionário administrativo e da limpeza do Colégio. “Usamos a cozinha experimental para fazer os ovos com as crianças, uma atividade lúdica e proveitosa, na qual se divertem e exploram novas texturas e formas. Ainda trabalhamos gênero textual da receita, que contribui para alfabetização e letramento”, acrescenta a coordenadora.
Os alunos compartilharam os ovos que fizeram com os funcionários da limpeza da escola. “O ato de compartilhar é uma competência que a criança aprende socialmente. Nesse sentido, é importante incentivar esse valor, além da doação e do repartir. Exercitando esses valores conseguimos passar o real significado da Páscoa e mostrar na prática como exercê-los, contribuindo para a formação de jovens e adultos mais preocupados com a vida em sociedade”, afirma Adiene.
Já na etapa 2, foi trabalhado “o verdadeiro sentido da Páscoa”, mostrando aos alunos que a data não é apenas um dia para comer guloseimas. “Esse esclarecimento é uma função importante no ambiente escolar, uma vez que as crianças vêm sendo bombardeadas, há semanas, com comerciais de ovos de chocolate. Portanto, deve-se entender que a Páscoa não é simplesmente consumismo e sim a ressurreição de Jesus Cristo, que foi morto, sepultado e viveu novamente”.
Também houve exibição do filme A História da Páscoa (O Verdadeiro Sentido) e realização de ceia com as crianças para contribuir com a reflexão da Páscoa Compartilhada e trabalhar a espiritualidade. “Elaboramos as atividades com muito cuidado, num espaço lúdico-pedagógico, onde praticamos uma pedagogia de afetos e voltada para a cidadania, elementos que podem contribuir para a formação de nossos alunos. Realizando ações solidárias e conversando sobre o tema, temos a oportunidade de conscientizar todos à nossa volta, principalmente os pequenos, sobre a importância do cuidado com o próximo e a necessidade de fazermos a nossa parte para construir um mundo mais justo e digno de se viver”, finaliza a coordenadora.