Barragem da Vale em Nova Lima adota protocolo de emergência

Foto: divulgação/Vale

 

A Vale precisou iniciar o protocolo de emergência em Nível 1 da barragem Taquaras, Mina Mar Azul, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na manhã desta quinta-feira (30/04), a estrutura de contenção apresentou anomalias.

Entre as medidas, a mineradora não enxergou a necessidade de evacuação da população por conta de risco de rompimento. Segundo a Vale, “a decisão é uma medida preventiva, resultante da etapa adicional de avaliação das estruturas da Vale no Brasil após a implementação em janeiro deste ano da função de Engenheiro de Registro (EoR)”.

Por meio de seu site, a Vale prestou outros esclarecimentos em uma nota oficial. A mineradora contou que “a barragem Taquaras teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) emitida em 31 de março de 2020. Entretanto, a partir deste fato novo observado, a DCE se tornará negativa”.

Veja a nota abaixo:

A Vale informa que deu início, hoje, de forma preventiva, ao protocolo de emergência em Nível 1¹, da barragem de contenção de sedimentos Taquaras, da Mina Mar Azul, em Nova Lima (MG), protocolo este que não requer a evacuação da população a jusante da barragem na Zona de Auto Salvamento (ZAS). Reforça-se que a ZAS foi evacuada em fevereiro de 2019, após o acionamento do nível 2 do protocolo de emergência da barragem B3/B4, também da Mina Mar Azul, que fica a montante da barragem Taquaras.

A decisão é uma medida preventiva, resultante da etapa adicional de avaliação das estruturas da Vale no Brasil após a implementação em janeiro deste ano da função de Engenheiro de Registro (EoR). O EoR é uma boa prática recomendada pela MAC (Mining Association of Canada) e pelo CDA (Canadian Dam Association), e visa a dar maior confiabilidade e qualidade ao processo de acompanhamento e revisão de segurança das barragens, que passa a ser contínuo. A decisão de mudança de nível está associada a identificação de anomalia no talude de montante da barragem observada durante inspeção de rotina. A barragem Taquaras teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) emitida em 31 de março de 2020. Entretanto, a partir deste fato novo observado, a DCE se tornará negativa.

A Mina Mar Azul é um ativo que não faz parte da cadeia de produção da Vale deste outubro de 2018. A referida decisão, portanto, não impacta o guidance de produção de minério de ferro para 2020, de 310-330 milhões de toneladas.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…