Em BH

Belo Horizonte está entre as cinco melhores cidades para o empreendedorismo

Belo Horizonte está entre as cinco melhores cidades para se empreender no Brasil. O excelente resultado alcançado pelo município foi revelado no lançamento do Índice de Cidades Empreendedoras – ICE 2022 na quarta-feira, dia 16. O Índice é resultado de parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Endeavor (rede formada por empreendedoras e empreendedores à frente das empresas que mais crescem no mundo).

Esta foi a sexta edição do Índice das Cidades Empreendedoras. Em 2021, BH já tinha sido apontada pelo Banco Mundial, no estudo Doing Business Subnacional Brasil como a melhor capital do país no quesito tempo para se abrir uma empresa e na facilidade de registrar o Microempreendedor Individual (MEI), possuindo o menor número de procedimentos.

O secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos, destacou o esforço contínuo da Prefeitura em realizar melhorias para os empreendedores.  “Em 2020 Belo Horizonte ocupava o 14º lugar no índice geral. Já em 2022, a capital ganhou nove posições e passou a ocupar o 5º lugar geral do Brasil no ranking do Índice de Cidades Empreendedoras. A Prefeitura de Belo Horizonte trabalha continuamente e não mede esforços em prol da melhoria do ambiente de negócios na capital”, ressaltou Jean.

Os destaques que contribuíram para este resultado estão em várias categorias, como Ambiente Regulatório, Acesso a Capital, Média no Enem, Cultura Empreendedora, e Acesso à Internet Rápida.Na determinante Cultura Empreendedora, Belo Horizonte ganhou 69 posições no ranking. Em 2020, a capital ocupava a posição 90º, e, em 2022, o 21º lugar.

Alguns avanços foram bem expressivos. No indicador Proporção entre Grandes/Médias e Médias/Pequenas Empresas, componente da determinante Mercado, Belo Horizonte ganhou 60 posições no ranking. Em 2020, a capital ocupava a posição 77º, já em 2022, Belo Horizonte alcançou o 17º lugar.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…