Bens devocionais restaurados pela FAOP retornam a Passa Tempo

No dia 21 de maio, a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, entregou duas obras que estavam em processo de restauração à Igreja de Nossa Senhora da Glória, em Passa Tempo/MG. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, do prefeito de Passa Tempo, Edilson Rodrigues, do chefe de gabinete da FAOP Juliano Moreira, representando a presidente Júlia Mitraud, da diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco, Gabriela Rangel. Também acompanharam a entrega a coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração, Mariah Boelsums, e a técnica em Conservação e Restauro, Elisa Diniz.

Personalidades participam da entrega de obras em Passa Tempo (foto: Matheus Meireles).

As peças foram recebidas pelo Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP e restauradas pelas alunas Sarah de Paula Basílio, Raissa Iumatti Freitas e Daina Aparecida Sena dentro do processo de Estágio Curricular. A estratégia propicia aos futuros profissionais formação consistente e segurança para os desafios do mercado de trabalho, e às comunidades parceiras tratamento efetivo aos seus acervos culturais. Trabalhadas em madeira policromada, as esculturas de Cristo Crucificado e de Nossa Senhora das Dores passaram por diversos processos, dentre eles o de limpeza química e mecânica, remoção da camada de repintura, consolidação do suporte, de reintegração cromática e de aplicação do verniz de proteção.

 

“Ouro Preto é referência na capacitação de especialistas ligados à conservação, restauração e preservação de bens móveis e imóveis em todo o Brasil. Fico muito feliz em ver que essa tradição que começou a ser construída pela FAOP em 1970, quando iniciamos a primeira experiência de formação profissional da área no Brasil, continua a ser aprimorada ao longo de todos esses anos. Através da utilização de novas técnicas e equipamentos mais modernos, que permitem diagnósticos mais precisos, nossa equipe tem recuperado importantes acervos em todo o país e ao mesmo tempo, formado semestralmente, técnicos bastante qualificados para atuar na preservação do patrimônio”, ressalta a presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto, Julia Mitraud.

“A gratificação do nosso trabalho ao retornar para as comunidades com seus objetos artísticos e/ou de devoção, é ver a expressão de felicidade estampada nos rostos de seus moradores, além de garantir que aquela peça continue provocando o imaginário das pessoas por muitos anos”, completa Mitraud. A FAOP atua há 50 anos como instituição pública e há 47 anos presta consultoria, faz diagnósticos e desenvolve projetos na área de conservação e restauração de bens móveis por meio do Curso Técnico em Conservação e Restauro e da prestação de serviços.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…