BH recebe 24º Festival do Filme Documentário e Etnográfico

Foto: Pixabay

 

A intensa programação de filmes, discussões e masterclass do 24º Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte (forumdoc.bh) está aberta desde 19 de novembro com transmissão do evento de abertura pelo canal do forumdoc.bh no YouTube (@forumdoc), a partir das 19h30. Participam do debate Paloma Rocha e Luís Abramo, diretora e diretor do filme Tentehar – Arquitetura do Sensível (DF/RJ, 2020).

A mediação fica por conta de Daniel Ribeiro e Júnia Torres, integrantes da equipe de programação. Tentehar e o curta O que Há em Ti, de Carlos Adriano (SP, 2020), que compõem a sessão de abertura do festival, poderão ser vistos online entre os dias 19 de novembro, às 12h, e 22 de novembro, às 23h59. Os títulos da abertura do forumdoc.bh.2020 dialogam com a atual cena política brasileira e reforçam o compromisso do festival em ser um espaço de reflexão e exibição de trabalhos resultantes do universo de produção e resistência do filme documentário e etnográfico.

Assim como a abertura, toda a programação do forumdoc.bh.2020 será realizada de modo virtual, entre os dias 19 e 28 de novembro. A quase totalidade dos filmes que compõem a programação permanecerá online e disponível durante todo o período do festival com acesso amplo e gratuito, no site oficial.

O público é convidado a acessar espaços virtuais para conhecer, assistir e debater produções que abordam perspectivas autorais e culturais diversas. Na edição deste ano, serão exibidos 71 filmes, distribuídos em três mostras centrais, sendo uma delas dedicada à temática do território e da luta pela terra, intitulada: “Esta terra é a nossa terra”. “Se o momento nos faz deixar, ainda que momentaneamente, a experiência irreproduzível da sala de cinema, a ampliação da difusão da programação pela(s) nuvem(ns) nos leva a transfluências insuspeitas, a novos encontros, espaços, pessoas e lugares, onde esperamos, uma comunidade ainda que breve, mediada pelos filmes e pensamentos que estes mobilizam, possa se formar e, de novo e de novo, existir”, explica a equipe de coordenação do forumdoc.bh.2020.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…