BH supera média anual de chuva em apenas três meses

Foto: divulgação/Defesa Civil

 

Mesmo se não chover mais em Belo Horizonte ao longo de 2020, poderemos dizer que a capital mineira teve um volume de chuva acima do esperado para o período. Segundo cálculos apresentados pelo Instituto Nacional de Metereologia (INMET), apenas nos três primeiros meses do ano, o volume de chuva em BH foi maior do que a expectativa da média anual.

No somatório de janeiro, fevereiro e março, o INMET calculou que um volume de chuva de aproximadamente 1624 mm, enquanto a médica anual de chuva para a capital mineira é de 1603mm. SE o ritmo continuar, em breve poderemos dizer que 2020 será o ano que mais choveu em BH desde que a medição começou a acontecer, em 1910.

Janeiro, com os temporais históricos, foi o mês com o maior índice de chuva, e também o mês que mais choveu na história da cidade. Foram 935,2 mm, 60% do aguardado para todo o ano de 2020, e 184% acima do previsto para o período. Fevereiro teve 392.0 mm e março somou 296,8 mm.

E para quem pensou que após a superação dos recordes a chuva iria parar, se enganou. Para o mês de abril, a previsão é que as pancadas de chuva sejam regulares, especialmente na primeira quinzena do mês, com risco de alguns temporais. O mês pode ter com chuva acima da média normal, que até então é de 74,7 mm.

 

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…