Brasil vai sediar Pan de ginásticas e atleta do Minas Tênis Clube pode participar

Foto: Ricardo Bufolin

 

A FIG (Federação Internacional de Ginástica) homologou o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística, que será disputado de 4 a 6 de junho, e o de Ginástica Rítmica e de Trampolim, que serão disputados de 11 a 13 de junho, ambos no Rio de Janeiro, e que  oferecerão vagas olímpicas.

A realização do Pan no Rio é uma vitória da CBG, que mostrou agilidade para trazer o evento ao Brasil, após a desistência da US Gymnastics, a federação norte-americana. Para alcançar esse objetivo, a Confederação Brasileira de Ginástica contou com o apoio da UPAG (União Pan-Americana de Ginástica) e da FIG (Federação Internacional de Ginástica).

“Desde o adiamento do evento, originalmente programado para 2020 (devido à pandemia), nos Estados Unidos, esse país e o Brasil manifestaram a intenção de organizar a competição em 2021. As federações nacionais do continente foram informadas de que, se os Estados Unidos não organizassem o evento em 2021, o Brasil seria a sede alternativa. Por esse motivo, não tivemos problema para que as federações e o Comitê Executivo aceitassem essa mudança”, afirmou a mexicana Naomi Valenzo, presidente da UPAG.

“A respeito da FIG, é importante que ela revise todos os dados, o que inclui datas propostas, regras, aparelhos. Isso toma um pouco de tempo, sobretudo porque se trata de um evento classificatório para os Jogos Olímpicos. A despeito disso, a FIG sempre se mostrou muito disposta a apoiar a UPAG em todos os seus eventos e somos gratos”, ressalta.

Um dos atletas que devem entrar na disputa pela vaga para o o Brasil é Lucas Bittencourt, o bisteca, do time de ginástica artística do Minas Tênis Clube. O ginasta, além de representar o clube mineiro, compete pela seleção principal desde 2015 e em 2019 participou do Mundial de Ginástica Artística. Na ocasião, Lucas ajudou os brasileiros a conquistarem a vaga por equipe, agora, no Pan, o objetivo é a vaga individual. A participação ainda não é confirmada.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…