Em Minas

Cenário climático chama atenção de especialistas

A recorrência de eventos extremos observados em todo o mundo, como verões mais quentes, períodos de secas e chuvas mais concentradas e intensas, acendeu o alerta para ações imediatas de enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas. Para contribuir com o debate, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vai reunir especialistas durante o Workshop Meio Ambiente e Engenharia, que será realizado de 06 a 08 de junho de 2022, na sede do Conselho, em Belo Horizonte.

No primeiro dia de evento, o painel “Mudanças climáticas e seus impactos na sociedade” traz tópicos como emergência climática no contexto das cidades; inventário municipal e plano de redução de emissão de gases efeito estufa; ações da Defesa Civil de Belo Horizonte no cenário de mudanças climáticas e a atuação da Urbel no contexto municipal. Segundo a inspetora-secretária do Crea-MG em Belo Horizonte, engenheira civil e sanitarista Maria Consuelita Oliveira, diante do aumento da temperatura global, que já é uma realidade, as cidades precisam se preparar para enfrentar situações de riscos. De acordo com estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado em abril deste ano, o Brasil registrou quase 54 mil ocorrências de desastres naturais, entre 2013 e 2022, em 93% das cidades brasileiras. Minas Gerais foi o estado mais afetado, ao todo, foram 8.095 registros. Enquanto a Bahia, o segundo colocado, teve 5.441 catástrofes ambientais.

A inspetora reforça que a troca de conhecimento, experiência e busca por soluções é uma necessidade irremediável. “As grandes empresas já acenam para a importância de ações de responsabilidade ambiental, social e governança, e isto é o que estamos oportunizando neste workshop. É entendermos como cada um pode e deve agir nas pequenas ações diárias e na gestão profissional para sermos agentes de mudanças”, afirma a inspetora.

Outro assunto em pauta no encontro e que está ligado à mitigação dos impactos das mudanças climáticas é a gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade para o desenvolvimento econômico e socioambiental. Neste painel serão abordadas as novas diretrizes e atualizações recentes no âmbito da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, além da apresentação dos cases “Plano de manejo da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR-040” e a “Experiência de Montes Claros na Gestão de Resíduos”.

Por fim, o último painel tem como tema “Os desafios do saneamento básico e a perspectivas da universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto”. O debate vai girar em torno dos tópicos direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário e a importância do saneamento básico na qualidade de vida urbana e rural.

Exposição – Na abertura do workshop, no dia 06 de junho, será inaugurada a exposição Rios Invisíveis, baseada no livro de mesmo nome do geógrafo e professor Alessandro Borsagli, no espaço Memorial da Engenharia, na sede do Crea-MG. A mostra, que ficará em cartaz até dezembro deste ano, vai exibir imagens e textos relativos às intervenções realizadas na rede hidrográfica de Belo Horizonte. A exposição propõe uma reflexão de como essa ação contribuiu para o agravamento das anuais e recorrentes enchentes ocorridas na capital mineira.

As inscrições e programação completa estão no link https://bit.ly/WorksMeioAmbEng2

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…