Confiança do empresário na economia é a maior dos últimos 36 meses

Os comerciantes da capital mineira estão mais otimistas com a economia brasileira. Após apresentar queda no 1° trimestre de 2019, o Indicador de Confiança do Empresário (ICE), medido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), apresentou crescimento de 7,7 pontos no 2° trimestre do ano (Abr/Mai/Jun) e registrou 69,6 pontos. Esse é o maior percentual apresentado pelo indicador na série histórica.

“Estamos em um ambiente econômico um pouco melhor do que nos últimos trimestres e com uma expectativa positiva para o segundo semestre de 2019, o que tem contribuído para a elevação da confiança do empresariado da capital mineira”, comenta o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. “A perspectiva da aprovação da reforma da Previdência nos próximos meses, atrelada ao avanço da Medida Provisória da Liberdade Econômica estão melhorando o ambiente de negócios. Além disso, a sinalização pelo governo federal, ainda no primeiro semestre do ano, de medidas que irão dar um choque na economia, como a liberação dos saques dos FGTS e dos PIS/Pasep, ajudaram a aumentar a confiança dos empresários”, acrescenta.

A análise por porte das empresas indicou que todos os empresários estão mais confiantes em relação aos últimos trimestres. Os proprietários das médias e grandes empresas (de 50 a 99 empregados), mesmo apresentando o menor crescimento em relação ao 1º tri/2019, são os mais otimistas com o futuro da economia interna do País com 70,1 pontos. Na sequência, aparecem os pequenos empresários (de 10 a 49 empregados) com 69,1 pontos, e as microempresas (até nove empregados), com 68,9 pontos.

A percepção dos empresários quanto às condições atuais da economia brasileira melhorou. O indicador cresceu 9,9 pontos, passando de 40,4 pontos no 1º tri/2019 para 50,3 pontos no 2º tri/2019.  Essa é a primeira vez que esse indicador ultrapassou o nível neutro dos 50 pontos, e registrou um resultado positivo, apesar de ainda estar apenas 0,3 p.p acima da neutralidade. Em relação às finanças de seu negócio nos últimos seis meses, o indicador teve alta e registrou 59 pontos, ficando 10,8 pontos acima do apontado no 1º trimestre. Quanto ao cenário econômico do País, também houve avanço, atingindo 41,5 pontos, maior resultado já alcançado neste subindicador.

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…