Entenda como funcionará a eleição meio a pandemia

Neste domingo (15/11), serão realizadas as eleições municipais em todo o país. Em Belo Horizonte, cerca de 1,9 milhões de eleitores das nove regionais votam para prefeito e vereador. São mais de 1,5 mil opções de candidatos cotados para o legislativo e ainda 15 candidatos cotados para a escolha da prefeitura.

Neste ano, o tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo. O horário será das 7h às 17h. Porém, o período das 7h às 10h é preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

O voto é facultativo para idosos acima de 70 anos e ainda para adolescentes que tenham 16 ou 17 anos. Jovens com 15 anos ou menos não votam. No caso de ausência para quem terá a obrigação do voto, há a possibilidade de justificar através do alocarias E-Título, criado pelo Tribunal Eleitoral. Também há possibilidade de justifica em outras urnas e também posteriormente.

Caso o eleitor já tenha feito o cadastramento biométrico e tiver o aplicativo e-Título, poderá utilizá-lo para comprovar sua identidade na hora de votar. Os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico também podem utilizar o e-Título, mas, nesse caso, precisam levar um documento de identificação com foto no dia da votação.

O uso de máscaras será obrigatório em todos os locais de votação. Os eleitores terão que usar álcool em gel antes e depois de acessarem às urnas. Outra recomendação é de que o eleitor leva a caneta da própria casa para assinar a lista. O vídeo abaixo esclarece exatamente como procederá o momento da votação. Veja:

Postagens Recentes

  • Em BH

ViJazz e Rota do Blues trazem The Mike Stern Band e Chris Cain & Bruno Marques Band a BH Show integra celebração dos nove anos da Autêntica

Foto: Joseph Green   Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano The Mike…

  • Em BH

Lula vem a BH para inauguração de fábrica e políticos são barrados do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Nova Lima, na Região Metropolitana…